Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Ciência

Ciência

Astrônomo da UTFPR anuncia descoberta no Sistema Solar
publicado: 01/07/2022 11h27 última modificação: 01/07/2022 11h27

Uma equipe internacional de astrônomos, com a participação do professor Felipe Braga Ribas e da aluna Flávia L. Rommel do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da UTFPR, anunciará mundialmente, na próxima quarta-feira (11), uma surpreendente descoberta sobre um dos objetos mais interessantes do Sistema Solar Exterior. Em Curitiba, o anúncio será feito pelo professor Felipe Ribas durante entrevista coletiva às 8h30 na FTD Digital Arena da PUC.

Além dos pesquisadores da UTFPR, fazem parte da equipe outros sete brasileiros do Observatório Nacional (RJ) e do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e cientistas de instituições internacionais, como o Instituto de Astrofísica de Andalucía (Espanha) e o Observatório de Paris-Meudon (França).

A descoberta feita pela equipe evidencia a presença de uma nova propriedade em corpos celestes e abre ainda mais questões sobre a evolução dos objetos no Sistema Solar, fazendo do corpo em questão um dos mais surpreendentes e enigmáticos.

Durante a entrevista coletiva, o professor Felipe Ribas fará uma breve apresentação e estará disponível para responder as perguntas dos jornalistas presentes, que também poderão conferir imagens simuladas referentes à descoberta.

Serviço:
Coletiva de imprensa "Astrônomo da UTFPR anuncia descoberta no Sistema Solar Exterior"
Data: 11/10/2017
Horário: 8h30
Local: FTD Digital Arena da PUC
Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho - Curitiba/PR
Observação: Jornalistas interessados devem entrar em contato com o Departamento de Comunicação da UTFPR para confirmar presença na coletiva de imprensa (telefone: (41) 3310-4444 e e-mails: fran@utfpr.edu.br e tassia@utfpr.edu.br).