Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Determinação da qualidade de álcool gel

Determinação da qualidade de álcool gel

PUBLICAÇÃO

publicado: 02/06/2022 13h49 última modificação: 10/11/2022 09h28

Professores dos campi de Medianeira e Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Estadual do Paraná (UEM), para determinar a quantidade de álcool em produtos saneantes para as mãos, conhecidos popularmente como “álcool em gel”.

Mais especificamente, o trabalho utilizou a associação entre as técnicas espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier com reflexão atenuada (FTIR-ATR), espectroscopia Raman (FT-Raman), técnicas quimiométricas e análise estatística (regressão por componentes principais e regressão por mínimos quadrados parciais), para determinar a concentração do princípio ativo (etanol ou isopropanol), em formulações na consistência de gel, quando utilizado dois diferentes agentes gelificantes (carbopol e a hidroxietilcelulose). O trabalho comparou a determinação da concentração de álcool, em produtos comercializados na cidade de Medianeira, usando as técnicas anteriormente descritas, com os resultados obtidos por meio da técnica de ressonância magnética nuclear, realizada por pesquisadores da UFPR.

Segundo o professor Leandro Herculano, professor atuante no Câmpus Medianeira da UTFPR e colaborador do estudo, “o resultado da pesquisa pode colaborar com empresas e órgãos de fiscalização, visando um maior controle de qualidade na produção e a detecção de produtos adulterados a principal contribuição foi demonstrar que diferentes resultados podem ser obtidos utilizando diferentes técnicas experimentais e estatísticas, de forma que os aspectos teóricos e experimentais devem ser observados atentamente para evitar erros durante essa análise”.

As técnicas que o professor se refere, e que foram utilizadas neste trabalho, foram as análises experimentais: espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier com reflexão atenuada (FTIR-ATR), espectroscopia Raman (FT-Raman) e as técnicas quimiométricas: regressão por componentes principais e regressão por mínimos quadrados parciais. O trabalho comparou a determinação da concentração de álcool, em produtos comercializados na cidade de Medianeira, usando as técnicas anteriormente descritas, com os resultados obtidos por meio da técnica de ressonância magnética nuclear, realizadas pelos coautores do trabalho Andersson Barison e Maria de Fátima Santos, professor e aluna da UFPR, respectivamente.

Acredita-se que o resultado do trabalho possa colaborar com empresas e órgãos de fiscalização, visando maior controle de qualidade na produção e a detecção de produtos adulterados.

Face à sua importância, o estudo foi publicado no dia 25 de maio de 2022, no Journal of Chemometrics, sob o título “Determination of active ingredients in alcohol-based gel by spectroscopic techniques and chemometric analysis”. Além do professor Herculano, foram coautores: Gustavo V. B. Lukasievicz, Elizandra Sehn, Alex S. Torquato (UTFPR Medianeira), Marcos P. Belançon, Anna P. Simon (UTFPR Pato Branco), Andersson Barison, Maria de Fátima C. Santos (UFPR), Elton Savi, Luis C, Malacarne e Nelson G. C. Astrath (UEM).

O resumo do trabalho está disponível em: https://doi.org/10.1002/cem.3426