Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Equipes do campus participam de competição de eficiência energética
conteúdo

Notícias

Equipes do campus participam de competição de eficiência energética

Shell Eco-Marathon

publicado: 31/08/2023 10h17 última modificação: 31/08/2023 10h17

Nos dias 30 de agosto a 1º de setembro, no Rio de Janeiro, acontece a Shell Eco-Marathon, que é uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do Brasil.

A energia da superação é o que impulsiona os jovens participantes da Shell Eco-Marathon Brasil, que buscam para suas universidades o título de protótipo automotivo com maior eficiência energética em um dos três tipos de combustível. Nessa competição, realizada pela Shell desde 2016 no país, ganha o time que projetar, construir e dirigir o carrinho que percorrer a maior distância possível com a menor quantidade de energia. Em um espírito de colaboração e trabalho em equipe, dezenas de veículos vão para as pistas em busca de marcas históricas nas categorias Bateria Elétrica e Combustão Interna (etanol e gasolina) e Hidrogênio.

Neste ano o Campus Medianeira tem duas equipes diferentes e independentes participando da competição:

A equipe Pé Vermelho iniciou suas atividades em 2014, com a intenção de criar e desenvolver veículos com alta eficiência energética com motores a combustão interna. Atualmente conta com 26 integrantes, sob a coordenação de 4 professores orientadores, compondo duas categorias – Gasolina e Elétrica e concorre na categoria protótipos à combustão. Participou de três edições da Shell Eco-Marathon, obtendo os seguintes resultados:

1° Lugar em 2016

2° Lugar em 2019

3° Lugar em 2022

 

A equipe Green Car participa pela primeira vez e concorre na categoria conceito urbano elétrico. A participação na competição será uma oportunidade para apresentar o projeto, que reúne inovação e tecnologia, com utilização de energia limpa. Todas as etapas de construção do veículo seguiram fielmente o regulamento fornecido pela competição e foi o primeiro veículo do Brasil aprovado pela equipe técnica da Shell nesta concepção. A equipe é coordenada pelo professor Alberto Noboru Miyadaira, e conta com o apoio dos servidores Marcos Fischborn, Ivair Marchetti e Daniel Marcos Dal Pozzo.