Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Evento aplica nova metodologia ativa na UTFPR

Evento aplica nova metodologia ativa na UTFPR

publicado: 03/04/2023 10h03 última modificação: 03/04/2023 10h03

Na última sexta-feira (31), as professoras Carla Adriana Pizarro Schmidt e Bethânia Avila Rodrigues, atuantes no Departamento de Produção e Administração do Campus Medianeira da UTFPR, juntamente com integrantes do Projeto de Extensão Agrega, promoveram o desenvolvimento de metodologia ativa, denominada Summaê.

O evento, realizado no Miniauditório, envolveu a participação de acadêmicos e professores do campus, e contou com o apoio do Reitor da UTFPR, professor Marcos Schiefler, do Diretor-Geral do campus, professor Cláudio Leones Bazzi e do vice-prefeito de Medianeira, Evandro Mees.

Durante a atividade proposta, os alunos responderam questões e sanaram dúvidas acerca da Disciplina de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), um dos pré-requisitos para a formação acadêmica, que implica na desafiadora tarefa de desenvolver um projeto final, aplicando conhecimentos apropriados ao longo do curso.

Os alunos participantes foram orientados a usar um chapéu, adorno que caracteriza o Summaê e diferencia o ambiente rotineiro da sala de aula, promovendo maior interação e entretenimento entre os participantes. Ao final, foram escolhidos e premiados os top chapéus e os três alunos que apresentaram os maiores scores de acertos nas questões.

O evento contou com a participação de 41 alunos e 8 professores.

Sobre o Summaê

O Summaê é um tipo de metodologia ativa, criada em 2011, pelo professor Ricardo Fragelli da UnB (Universidade de Brasília), com o objetivo de transformar o ambiente de sala de aula de Cálculo em um espaço mais interessante, lúdico, gamificado, criativo, colaborativo de forma a facilitar o engajamento dos estudantes.