Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Grupo de Pesquisa do campus recebe prêmio em evento de Química

Grupo de Pesquisa do campus recebe prêmio em evento de Química

DESTAQUE

publicado: 29/11/2022 10h29 última modificação: 29/11/2022 10h29

No mês de setembro, o Grupo de Pesquisa Análise Instrumental e Tecnologia Química (LAITEC) do Campus Medianeira, participou do 20º Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA) e 8º Congresso Ibero-Americano de Química Analítica (CIAQA), que aconteceu em Bento Gonçalves, RS, sob a coordenação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Universidade Franciscana (UFN), apresentando 3 trabalhos científicos.

Na Temática de Preparo de Amostras, o trabalho intitulado Green sample preparation method using reversed-phase dispersive liquid-liquid microextraction for multielemental determination in edible coconut oil, desenvolvido por Leandra M. Prado, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, foi apresentado pela professora Vitória Cauduro do Departamento de Química.

A pesquisa premiada trata de um método inovador para microextração e posterior determinação de metais de amostras de óleo de coco, empregando, pela primeira vez, o d-limoneno, um solvente verde para solubilização das amostras.

Demais autores: Vitoria H. Cauduro; Daneysa L. Kalschne, Paulo R. S. Bittencourt, Oldair D. Leite, Eder L. M. Flores e Cristiane Canan, sob orientação dos dois últimos.

O professor Eder Flores destaca que as pesquisas desenvolvidas pela equipe do LAITEC vêm ganhando grande destaque no desenvolvimento de métodos inovadores de preparo de amostras focados em Química Analítica Verde.

premio