Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Inscrições no Auxílio Estudantil vão até dia 1º de abril para outros grupos

Inscrições no Auxílio Estudantil vão até dia 1º de abril para outros grupos

Apoio

Período é para estudantes trancados ou transferidos e novos ingressantes com matrícula regular
publicado: 22/03/2022 07h47 última modificação: 10/11/2022 09h51
Calouros e veteranos podem se inscrever (Foto: Freepik)

A partir desta segunda-feira, dia 21, o Programa de Auxílio Estudantil da UTFPR recebe inscrições de veteranos, em trancamento ou transferência; e de calouros, da 1ª chamada do Sisu deste período letivo.

Podem participar estudantes que têm renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, desde que tenham matrícula regular nos cursos de técnicos, graduação e Stricto Sensu da Universidade e façam, pelo menos, uma disciplina.

Só não vale acumular o auxílio com outras bolsas, caso a soma seja maior que 1,5 salário mínimo, exceto para quem é de: etnia indígena, oriundo de comunidade quilombola ou beneficiado por ajuda de custo em mobilidade internacional.

Para os estudantes contemplados na edição 2021-2022 do programa, é exigido não ter registro de reprovação em mais de 33% das matérias cursadas em 2021.2. Se tiver alguma justificativa a apresentar, tem como entrar com recurso na data do cronograma.

Para mais informações, acesse o edital.

👍 Conheça as modalidades ofertadas

Alimentação: crédito para duas refeições, de segunda a sexta-feira, e mais uma no sábado, por meio do Restaurante Universitário (RU). Apenas quando o espaço eventualmente não estiver em funcionamento por depósito.

Básica: recurso de R$ 200 mensais para ajudar com custos com material didático, transporte, internet e demais despesas para estudo na UTFPR.

Moradia: valor de R$ 300 mensais para contribuir com o pagamento de despesas com estadia de quem precisa morar fora do domicílio de origem para estudar na Universidade.

💻 Veja como se candidatar

Se fez inscrição na edição anterior, no edital 5/2021, você pode aproveitar as informações cadastradas referentes ao formulário socioeconômico e ao quadro de composição familiar e documentos de identificação civil homologados no sistema.

1) Leia e anote a lista de documentos obrigatórios no Anexo A do edital.

2) Faça a digitalização, salvando os arquivos da seguinte forma:
- Formato: PDF, JPG ou PNG
- Tamanho máximo: 2MB cada
- Condições*: sem rasuras, completos e, se houver, com numeração de páginas visíveis
*Caso o documento tenha mais de uma página, colocar em um único arquivo

3) Acesse o Portal do Aluno dentro prazo, clique na opção “Inscrição Auxílio Estudantil”. É só seguir passo a passo. O acesso pode ocorrer em dispositivos móveis pelo navegador Google Chrome.

4) Pronto! Veja o seu protocolo de inscrição. Cada estudante recebe um após a conclusão do processo.

5) Você pode conferir o resultado preliminar diretamente no sistema nas datas indicadas no edital.

6) Se ficar algo pendente, uma notificação vai ser enviada para o e-mail principal cadastrado no Portal do Aluno. Fique atento! A partir do envio deste comunicado, você vai ter três dias úteis para a regularização.

✅ Resultado

O resultado preliminar é enviado por e-mail até 8 de abril pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape).  Se tiver correções a fazer, o candidato vai ter três dias úteis, a partir da data de recebimento da mensagem, para a regularização. No dia 14 do mesmo mês, vai ser atualizado o status após as adequações necessárias. Caso não concorde com algo, dá para entrar com recurso para contestação. A lista de deferimento ou não sai no dia 25 e a relação unificada de contemplados no dia 26.

… Mais sobre

auxílio estudantil da UTFPR ainda deve ter mais duas edições, uma em maio e outra em agosto. O programa é realizado pela Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).