Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Institucional

Inscrições ao Programa de Inclusão Digital da UTFPR
publicado: 21/08/2020 09h34 última modificação: 10/11/2022 10h37

A segunda fase do Programa de Inclusão Digital da UTFPR recebe inscrições até 18 de agosto, no formulário online. A ideia é possibilitar que estudantes tenham acesso a equipamentos ou à internet para participar das atividades didáticas não presenciais (ADNPs), regime remoto instituído para o primeiro semestre deste ano, em recorrência da pandemia do novo coronavírus.

Podem concorrer estudantes dos cursos de graduação e do ensino técnico da Universidade, que não tenham sido contemplados na primeira etapa e que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos. Ainda, os interessados devem estar matriculados em pelo menos uma das disciplinas das ADNPs aprovadas, tendo declarado a necessidade de apoio digital.

São ofertadas duas modalidades de bolsa:

Tipo I: contratação de pacote de dados de internet para o período de realização das ADNPs. Primeiro, é concedido o recurso de R$ 100 e, depois, o valor é reajustado de acordo com o contrato firmado e a prestação de contas mensal.

Tipo II: aquisição de notebook, dentro das especificações do edital, com valor de R$1.600. O equipamento deverá ser devolvido após o término da participação no regime remoto.

Além de se inscrever, os interessados devem cadastrar uma conta em seu nome para depósito no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, no Portal do Aluno. Em casos em que o discente é menor de idade, pode ser registrada a conta do responsável.

A classificação vai considerar a pontuação dos candidatos, conforme os critérios relacionados: à renda per capita; à condição de formando, cotista ou de pessoa com deficiência; e ao tempo para integralizar o curso.

O resultado preliminar vai ser divulgado no dia 20 de agosto, com prazo para recurso na data seguinte. A relação final de concessão vai ser publicada no dia 24.

Para saber mais informações, acesse o edital.

Mais sobre o Programa
A primeira etapa de Inclusão Digital da UTFPR contemplou 222 estudantes, com um investimento em torno de R$ 360 mil pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no intuito de viabilizar a participação de todos nas ADNPs, entre 3 de agosto e 11 de dezembro deste ano.