Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Intercâmbio

Intercâmbio

Professora do câmpus desenvolve projeto de pesquisa em Portugal
publicado: 20/03/2018 08h15 última modificação: 20/03/2018 08h15

Juliana no laboratório Biodigestores Anaeróbios de bancada, pertencente ao C3i

Durante três semanas, a professora Bortoli Rodrigues Mees, atual Chefe do Departamento de Ciências Biológicas e Ambientais do Câmpus Medianeira (DAAMB), participou de um programa de intercâmbio internacional na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre), cidade de Portalegre, Portugal.

O intercâmbio objetivou ao desenvolvimento do Projeto intitulado “Inovações metodológicas na caracterização e no tratamento de resíduos agroindustriais aplicadas para o ensino da graduação de Engenharia Ambiental”, elaborado pela professora Juliana e aprovado no Edital PROGRAD 10/2017) e buscou acompanhar atividades desenvolvidas na graduação de Tecnologias de Produção de Biocombustíveis na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPPortalegre, metodologias de análises físico-químicas e microbiológicas e investigações e ensaios desenvolvidos no C3i - Centro de Investigação e Tecnologia.

Segundo Juliana, a participação no programa de intercâmbio internacional tornou possível trazer ao Brasil e, mais especificamente, à UTFPR Medianeira, inovações metodológicas que serão aplicadas no ensino da graduação de Engenharia Ambiental. Ademais, o intercâmbio também promoveu o compartilhamento de conhecimento, aprendizagens, rede de contatos e troca de informações relativas às pesquisas desenvolvidas pela UTFPR e IPortalegre.

Informações adicionais

Juliana B. R. Mees é Doutora em Engenharia Agrícola (Saneamento Ambiental) pela UNIOESTE/Cascavel e graduada em Tecnologia Ambiental: Resíduos Industriais pelo CEFET/PR. Atua, principalmente, na área de Tratamento de Efluentes Domésticos e Industriais.