Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Melhora a classificação dos projetos institucionais do Pibid e PRP da UTFPR

Melhora a classificação dos projetos institucionais do Pibid e PRP da UTFPR

PIBID E PRP

publicado: 29/11/2022 10h47 última modificação: 29/11/2022 10h49

Os projetos institucionais da UTFPR do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) apresentaram melhora na classificação no edital da Capes de 2022 em comparação com o anterior, de 2020: Há dois anos, a Universidade havia ficado na 142º e na 147º posição no Pibid e no PRP, respectivamente, alcançando, em 2022 a 50º e 23º classificações. Direcionados à formação de professores, os projetos institucionais da UTFPR foram contemplados com bolsas e terão duração de 18 meses.

Em todo o Brasil, foram selecionadas 250 instituições no Pibid e 230 no PRP. Considerando-se apenas as da Região Sul, a UTFPR ficou em 14º no Pibid e 6º no PRP. Levando-se em conta apenas as instituições paranaenses, a classificação sobe para os lugares 5º e 6º.

De acordo com Fabiana Pauletti, assessora para Licenciaturas da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), esta melhora representa um salto significativo na qualidade destes dois programas na UTFPR. “Isto se deve à expertise dos docentes das licenciaturas envolvidos na escrita dos projetos, aos resultados obtidos no edital passado e às contrapartidas institucionais”, afirma, citando requisitos dos programas atendidos pela Prograd, como a criação de uma comissão de formação de professores.

Os projetos institucionais da UTFPR selecionados no último edital da Capes tiveram suas atividades iniciadas no dia 1º de novembro. Participam hoje do Pibid 288 estudantes de licenciatura bolsistas e 13 voluntários, 22 professores da UTFPR bolsistas e voluntários e 36 professores da educação básica do Estado do Paraná.

Na UTFPR, o Pibid conta com a participação dos cursos de licenciatura em Química dos campi Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Londrina e Medianeira; em Matemática dos campi Cornélio Procópio, Curitiba, Pato Branco e Toledo; em Ciências Biológicas dos campi Dois Vizinhos, Ponta Grossa e Santa Helena; em Letras – Português e em Letras – Inglês do Campus Curitiba; em Letras do Campus Pato Branco; e em Física do Campus Curitiba.

No PRP, são 210 estudantes de licenciatura bolsistas, 16 professores da UTFPR e 42 da educação básica do Estado do Paraná. O projeto atende os cursos de licenciatura em Química dos campi Apucarana e Curitiba; em Matemática dos campi Cornélio Procópio, Curitiba, Pato Branco e Toledo; em Ciências Biológicas dos campi Dois Vizinhos, Ponta Grossa e Santa Helena; em Letras – Português e em Letras – Inglês do Campus Curitiba; em Letras do Campus Pato Branco; e em Física do Campus Curitiba.