Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > NAPI FENÔMENOS EXTREMOS DO UNIVERSO

NAPI FENÔMENOS EXTREMOS DO UNIVERSO

LANÇAMENTO

publicado: 28/09/2021 21h32 última modificação: 10/11/2022 10h11

A Fundação Araucária (FA) e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), com o apoio do Governo do Estado do Paraná lançou o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Fenômenos Extremos do Universo, que receberá investimentos de R$ 1.053.000,00 para pesquisas e ações.

O evento, que ocorreu no dia 27 de setembro, teve como objetivo lançar o projeto que irá fortalecer a rede de pesquisadores já constituída e incentivar o seu crescimento para ampliar a presença paranaense na área de Astronomia no cenário internacional. Os benefícios para a sociedade são muitos, já que a descoberta do que acontece no universo em altas energias e matéria impacta no dia-a-dia da sociedade, como é o caso do desenvolvimento de sensores e novas tecnologias na área da saúde e engenharias.

Na apresentação Luiz Márcio Spinosa (Diretor de CT&I da Araucária) destacou a importância da participação das instituições de ensino, pois a característica principal deste NAPI é sua inserção internacional. Destaca-se, também, que este será o primeiro NAPI do Campus Medianeira da UTFPR e, o primeiro da área de Astronomia em todo o Paraná.

Para o professor Jaziel Goulart Coelho, coordenador do NAPI Fenômenos Extremos do Universo, “uma parte importante da motivação deste projeto está voltada para ampliar e consolidar a presença brasileira na área de Astronomia no cenário internacional. Neste projeto, é proposto uma série bastante abrangente de estudos destinados a melhorar a compreensão de diversos mistérios do Universo. O CTA é indubitavelmente o mais importante experimento em astrofísica de partículas a operar nas próximas quatro décadas. Baseando-se em uma técnica comprovada, produzirá uma significativa expansão das fronteiras do conhecimento fazendo medidas com abrangência, precisão e profundidade sem precedentes”.

Segundo a professora Rita de Cássia dos Anjos (UFPR), coordenadora do NAPI “o objetivo deste NAPI é impactar de forma internacional a produção científica nas áreas de astronomia e astrofísica”. A professora Completa que muitos serão os benefícios para a sociedade, pois as descobertas no universo sempre impactam o dia-a-dia da sociedade.

Presentes ao evento: Luiz Márcio Spinosa, Diretor Científico, Tecnológico e de Inovação da Fundação Araucária; Marcos Flavio de Oliveira Schiefler, Reitor da UTFPR; Graciela Bolzon de Muniz, Vice Reitora da UFPR; Rubens Alexandre de Faria, Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR; Claudio Leones Bazzi, Diretor-Geral do Campus Medianeira da UTFPR; Yara Moretto, Diretora-Geral da UFPR do Campus Palotina; Gustavo Vinicius Bassi Lukasievcz, Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Medianeira da UTFPR; Helton José Alves, Superintendente de Inovação da UFPR; Rodrigo Eduardo Catai, Diretor de Pesquisa da UTFPR; Paulo Afonso Schmidt, Coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI; Felipe Ribas Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia do Campus Curitiba da UTFPR; Jaziel Goulart Coelho professor do Campus Medianeira da UTFPR e Coordenador do NAPI, juntamente com a professora da UFPR, Rita de Cássia dos Anjos e demais autoridades representando diversas instituições do Estado.

SOBRE O NAPI

A Rede Paranaense de Pesquisa em Fenômenos Extremos do Universo se consolida como sendo um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) que irá contribuir na produção de resultados científicos revolucionários em física e astronomia, por meio de uma rede de cientistas envolvidos na construção e análise de dados de um Observatório astronômico conhecido como Cherenkov Telescope Array (CTA). Inovação tecnológica e impacto social são resultados garantidos desta proposta por meio da participação da indústria, na construção de estruturas para os telescópios e da realização de divulgação científica. A formação de recursos humanos em alto nível internacional é também desfecho incontroverso dado o ambiente diverso, atraente e desafiador no qual esse projeto está inserido.

Com o apoio da Fundação Araucária, a agência integrará o grupo das principais agências de fomento à pesquisa e inovação do mundo como uma das financiadoras do Cherenkov Telescope Array. O Observatório é um membro-chave do conjunto de novos e futuros experimentos em astronomia, e vai explorar assuntos com enorme sinergia com questões importantes acerca de descobertas em ambientes extremos do Universo, com inovação e grandes resultados na fronteira do conhecimento.

“Este projeto está organizado de forma que permita extrair o máximo do CTA e assim promover a inserção do grupo brasileiro-paranaense no primeiro nível de evidência e importância no campo” destaca Prof. Jaziel.

A realização deste projeto vai permitir completar o número de telescópios para o total funcionamento do Observatório, avaliar as capacidades do CTA e começar a explorar seus dados dentro dos próximos anos.

A rede constituída soma uma estrutura física e de equipamentos das Universidades integrantes, bem como de uma equipe técnica e científica altamente especializada em astrofísica e cosmologia, permitindo contribuir no desenvolvimento científico das áreas de astrofísica, cosmologia, gravitação e instrumentação astronômica.

O Brasil tem uma longa tradição em física de astropartículas experimental de altas energias, com participação em vários experimentos de classe mundial. No entanto, há uma necessidade clara de aumentar o número de grupos teóricos de alto impacto, que podem colaborar com as equipes experimentais, para fornecer uma posição mais completa e auto suficiente dentro do campo. “Este projeto pretende ser a semente para criar este grupo em um estado fora do eixo Rio-São Paulo, que pode agregar habilidades existentes em outros centros importantes em todo o Brasil. O projeto pretende aumentar o impacto e a visibilidade da pesquisa realizada no Paraná, desenvolvendo habilidades únicas e produzindo publicações de alto nível” destaca Prof. Jaziel.

A cerimônia de lançamento do NAPI pode ser assistida pelo canal da Fundação Araucária no Youtube: https://youtube.com/channel/UCgsg5lU-RLiy6I5wdAf3oLQ