Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Nova resolução atualiza diretrizes curriculares da graduação

Nova resolução atualiza diretrizes curriculares da graduação

PPCs

publicado: 07/04/2022 07h29 última modificação: 10/11/2022 09h49

A UTFPR publicou a resolução referente às diretrizes curriculares da graduação, que permitem a flexibilização na construção dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). Com isso, o documento passa a contemplar as alterações mais recentes realizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Para Alessandro Waclawovsky, membro da comissão designada, a ação pode valorizar o perfil de cada profissional graduado, por meio da estruturação dos currículos e a previsão do desenvolvimento de competências integradas ao longo do curso. “A ideia é garantir, aos nossos egressos, uma formação alinhada às mais novas necessidades para inserção no mercado do trabalho”, afirma.

A proposta passou por várias etapas em quase um ano de trabalho, até a aprovação do Conselho Universitário (Couni), no dia 11 de março. O texto foi elaborado pela comissão designada, revisado pelas Câmaras Técnicas do Conselho de Graduação (Cogep), com a participação de representantes de todos os colegiados de curso da Instituição, além de ter sido analisado por diretorias de graduação e coordenações de curso dos 13 campi.

O pró-reitor adjunto de graduação, Guilherme Schneider, afirma que o documento foi um passo importante para possibilitar a reformulação dos projetos de cursos, com base nas diretrizes nacionais.

Para isso, o gestor conta que a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) tem promovido o ‘PPC em Foco’, um programa de apoio a coordenadores de curso no processo de reestruturação dos projetos. “Agora estamos direcionando esforços nas ações do programa, uma vez que tal reformulação deve ser concluída até o final de 2022, devido à curricularização da extensão”, detalha.

Veja a resolução na íntegra e confira a live sobre o programa PPC em Foco.