Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > O uso de novas tecnologias no ensino remoto do Campus Medianeira

O uso de novas tecnologias no ensino remoto do Campus Medianeira

LOUSA INTERATIVA

publicado: 02/09/2021 14h37 última modificação: 10/11/2022 10h17
Exibir carrossel de imagens Visão da sala de aula pelo aluno (Foto professor Cleverson Gonçalves dos Santos)

A pandemia causada pela Covid-19 alterou a vida e o funcionamento da nossa sociedade, causando impactos na saúde, economia, educação e nas relações sociais. Ainda alterou as formas de viver da população, causando problemas em diversos setores, principalmente no Ensino Básico, Médio e Superior.

Para manter as atividades educacionais durante o período de isolamento social, muitas instituições adotaram o ensino remoto, no qual os educadores tiveram que adaptar seus conteúdos para o formato online. Para essas aulas, diversas ferramentas tecnológicas foram utilizadas como: a mesa digitalizadora, e a jam Board, dentre outras.

O Departamento de Matemática e Estatística do Campus Medianeira solicitou a aquisição de uma lousa interativa (lousa digital) que, a princípio, está sendo utilizada na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I.

Com as aulas remotas, alguns desafios ainda devem ser superados, contudo o uso da tecnologia da lousa digital trouxe uma realidade de sala de aula muito mais próxima daquela em que os alunos estão acostumados.

Para os alunos que participaram de aulas com professores fazendo uso da lousa digital, foi de grande ajuda, pelo fato de as aulas remotas serem mais desafiadoras, tanto para o aluno que está absorvendo conteúdo, quanto para o professor que está fazendo o possível para ensinar e passar conteúdos que o aluno precisa aprender. O uso da lousa digital foi um grande diferencial no quesito aprendizagem, proporcionando bem estar e envolvimento dos alunos em sala de aula.

A sala de aula interativa, com a utilização da lousa digital, permite ao professor dar aula a alunos de diferentes lugares, unidos no mundo digital, compartilhando atividades, experiência, tirando dúvidas, aprendendo e ensinando. A pandemia da Covid-19 trouxe a oportunidade de aprender algo novo e usar esse conhecimento para aprimorar tudo o que envolve o processo de ensino e de aprendizagem. As crises ensinam aos que estão abertos ao novo e isso permite sempre fazer da educação algo melhor e mais forte.

Com o uso das novas tecnologias no ensino, abrem precedentes para novas formas de ensinar e de aprender, além das paredes da sala de aula. Neste período de pandemia os professores vivenciaram novas formas de ensinar, novas ferramentas de avaliação e os estudantes entenderam que precisam de organização, dedicação e planejamento para aprender no mundo digital.

Professor compartilhando conteúdo com os alunos

Visão do conteúdo, da lousa e do professor pelo aluno

Resolução de exercícios

Visão do aluno em tela cheia