Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Pé Vermelho conquista 3º lugar em competição de eficiência energética

Pé Vermelho conquista 3º lugar em competição de eficiência energética

publicado: 01/11/2022 14h44 última modificação: 01/11/2022 14h44

Na 5ª edição da Shell Eco-Marathon Brasil, a equipe Pé Vermelho Racing Team composta por acadêmicos do Campus Medianeira da UTFPR conquistou o terceiro lugar na categoria motor a combustão interna (gasolina), alcançando a marca de 223 km/l, com protótipo batizado de Cinderella.

Realizada de 22 a 25 de agosto, no Pier Mauá, Rio de Janeiro, a competição reuniu centenas de estudantes universitários, do Sul ao Norte do Brasil, além de times de outros países da América Latina (Argentina, México, Colômbia e Peru), que foram desafiados a pensar, desenhar e construir protótipos de carros ultraeficientes, com o objetivo de participar de disputas em Etanol, Bateria Elétrica e Gasolina.

Segundo a Presidente da equipe, Angela Figueiredo da Silva, acadêmica de Engenharia de Produção, a experiência na competição animou e fortaleceu a unidade da equipe, que já está com grandes expectativas para o próximo ano, recomeçando os trabalhos no protótipo para conquistar mais um troféu para o time e para o campus.

Thalia, a pilota, revela que “participar da Shell Eco Marathon ajudou a praticar conhecimentos de mecânica e a aprimorar conceitos elétricos também, além de vivenciar uma grande emoção, assumindo a responsabilidade pela direção do protótipo, passar na pista e sentir a torcida de quem estava assistindo à competição”.

O coordenador do projeto, professor Renato Cesar Pompeu, com apoio do professor Ivair Marchetti, ambos atuantes no Departamento de Mecânica, conta que a Equipe Pé Vermelho nasceu em 2013, com o propósito de envolver acadêmicos no planejamento e desenvolvimento de projetos, estimulando sua participação em desafios e metas propostas.

Em 2014 aconteceu a primeira participação da equipe em uma competição de eficiência energética, na pista de Interlagos, SP, reunindo 40 universidades. Para surpresa de todos, a equipe, então iniciante, ficou em 10º lugar, resultado que embora inesperado, considerando que a ideia era somente participar, foi recebido com muita alegria, conforme detalha o professor Pompeu.

Desde então, a equipe vem conquistando pódio:

• 2014 – 10º lugar
  • 2016 – 1º lugar (190,2 km/l), na primeira edição da Shell Eco-Marathon, em SP.
  • 2019 – 2º lugar (167,6 km/l), Shell Eco-Marathon, RJ.
  • 2022 – 3º lugar (223 km/l), Shell Eco-Marathon, RJ.

Pompeu finaliza: “Já temos os três lugares do pódio e agora a meta é repetir os prêmios, de preferência o primeiro lugar”.

Função

Renato Cesar Pompeu

Coordenador do Projeto

Departamento de Mecânica

Angela Figueiredo da Silva

Thalia Mariano Silva Duarte

Piloto e Vice-Presidente

Emelly M. Rondon Santana

Time Marketing

Caio Henrique P. Galvão

Filipe Martins de Moura

Matheus Silva Goulart

Leonardo R. Oliveira

Engenharia Ambiental

Danilo Henrique N. Gonçalves

Time Marketing

Sobre a Shell Eco-Marathon

A competição, uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo, realizada no Brasil, pela Shell desde 2016, visa desafiar jovens a pensar, desenhar e construir protótipos de carros ultraeficientes. Com disputas em Etanol, Bateria Elétrica e Gasolina, recebeu centenas de universitários para responder aos desafios do futuro da energia.

A iniciativa é global. Criada em 1939, a Eco-Marathon começou como uma aposta entre funcionários da Shell sobre quem conseguia ir mais longe usando a mesma quantidade de combustível. Hoje, 80 anos depois, a competição se estende por três continentes, com eventos anuais na Ásia, nas Américas e na Europa.

Fonte:  https://www.shell.com.br/energia-e-inovacao/ecomarathon/shell-eco-marathon-brasil.html

Do Campus Medianeira para o Rio de Janeiro

Concentração para o momento da competição

Thalia, a pilota