Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Pesquisadoras do campus desenvolvem projeto para capacitar professoras de Ciências

Microscopia na escola

publicado: 22/06/2022 10h08 última modificação: 10/11/2022 09h27

Compreendendo a importância das aulas práticas de Ciências para despertar do interesse e aprendizagem, em 2020 a Secretaria Municipal de Educação de Medianeira fez aquisição de (13) treze microscópios ópticos trinoculares capazes de atender às escolas do município.

Como havia a necessidade de capacitar os professores responsáveis pela disciplina de Ciências da rede municipal de ensino, na correta utilização do microscópio óptico nas aulas práticas de Ciências, o Campus Medianeira ofereceu o Projeto de Extensão "Microscopia na Escola", desenvolvido pelas professoras Marcia Bartolomeu Agustini e Cristhiane Rohde.

Iniciado ainda em 2020, as aulas foram ministradas online, devido à pandemia da Covid-19. Porém, face à necessidade de aulas práticas, as professoras dedicaram seu tempo e conhecimento para configurar os microscópios e ministrar aula às professoras atuantes na área de Ciências, nas 13 escolas municipais.

No laboratório do campus, com ajuda dos integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET), a professora Marcia gravou um vídeo explicando sobre as técnicas de microscopia, o qual foi disponibilizado à todas as professoras. Com auxílio dos alunos do projeto foi confeccionado um e-book com várias práticas a ser desenvolvidas utilizando a microscopia.

O projeto encerrou no final de 2021, porém em 2022, com o retorno das aulas presenciais, foi realizada uma aula prática no campus com todas as professoras para sanar dúvidas.

O projeto atendeu aproximadamente de 86 professoras municipais de Medianeira.

Exemplos de atividades desenvolvidas pelas professoras durante a formação teórica que ocorreu via Google Classroom:

Professora Marcia Bartolomeu Agustini

Professora Marcia Bartolomeu Agustini e as professoras da rede municipal de Medianeira