Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Professor da UTFPR recebe prêmio internacional na área de Física

Professor da UTFPR recebe prêmio internacional na área de Física

publicado: 24/06/2022 10h17 última modificação: 10/11/2022 09h27

Gustavo Vinicius Bassi Lukasievicz, professor atuante no Departamento de Física do Campus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), recebeu o Prêmio Jovem Cientista 2022 da Associação Internacional de Fotoacústica e Fototérmica (International Photoacoustic and Photothermal Association - IPPA), criado para reconhecer jovens pesquisadores de destaque (com menos de 40 anos) que, em um estágio inicial de sua carreira, fizeram contribuições significativas para fotoacústica, fototérmica e técnicas e aplicações relacionadas, provocando forte impacto em diversas comunidades científicas e de engenharia (https://cadipt.mie.utoronto.ca/ippa/).

O prêmio, considerado mundialmente o mais relevante na área de Fotoacústica e Fototérmica, vem sendo concedido, bianualmente desde 2001, por uma associação sem fins lucrativos norte-americana. Nessa edição, durante a XXI International Conference on Photoacoustic and Photothermal Phenomena (ICPPP21), realizada na cidade de Bled, Eslovênia, no dia 22 de junho, em uma sessão plenária especial, o professor Gustavo foi contemplado com o valor de US$ 1,000 juntamente com um Certificado reconhecendo “suas contribuições para a descrição analítica da deformação superficial de sólidos induzida por laser e para a avaliação quantitativa de propriedades térmicas, ópticas e mecânicas de materiais semitransparentes e opacos usando a técnica de lente fototérmica resolvida no tempo e para o desenvolvimento do método do espelho fotomecânico para medir a deformação em escala nanométrica dependente do tempo gerada na superfície de líquidos devido a forças de radiação.”

Na ocasião, Gustavo apresentou o trabalho Photothermal Lens and Photothermal Mirror Techniques: Effects and Applications, que trata de pesquisas desenvolvidas ao longo de sua trajetória acadêmica, iniciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Física da UEM. A premiação se configura como resultado de trabalhos empreendidos em conjunto com os professores Luis Carlos Malacarne, Nelson G. C. Astrath, Mauro L. Baesso e Stephen E. Bialkowski, além da colaboração dos docentes e discentes do Grupo de Estudo de Fenômenos Fototérmicos (GEFF), hoje cadastrado no CNPq como “Photothermal Phenomena Laboratory”.

No mesmo evento, Mauro Luciano Baesso, professor da Universidade Estadual de Maringá, recebeu, na mesma data, o prêmio sênior da IPPA "por contribuições destacadas no campo da ciência fotoacústica e fototérmica, incluindo trabalhos teóricos e experimentais das técnicas de lente térmica, deflexão fototérmica e detecção fotoacústica. Pelo desenvolvimento pioneiro do método de espelho térmico e espelho fotomecânico para investigar a pressão de radiação em líquidos e as propriedades termo-ópticas de materiais. Pela aplicação de todas essas técnicas nas áreas de física, físico-química, ciência de materiais, biofísica, biomédica, farmacêutica, bioquímica, odontologia, alimentos e agrárias. Por sua notável contribuição para a formação de novos cientistas com carreiras bem-sucedidas."

Esta é a primeira vez que ambos os prêmios (de jovem pesquisador e senior) da IPPA são concedidos a pesquisadores brasileiros na mesma edição. A conquista chancela a pesquisa de alto impacto, sendo realizada no estado do Paraná, cujas contribuições se tornam significativas na área de fenômenos fototérmicos.

Sobre o professor premiado

Gustavo Vinicius Bassi Lukasievicz tem graduação (2009), mestrado (2011) e doutorado (2014) em Física pela Universidade Estadual de Maringá. Fez estágio sanduíche durante o doutorado (de 05/2012 a 03/2013) na Utah State University, em Logan, Utah, EUA. Desde 2014, é professor no Campus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase no desenvolvimento teórico e experimental das técnicas fototérmicas (Lente Térmica, Espelho Térmico e Efeito Miragem) para o estudo de propriedades térmicas, ópticas e mecânicas de sólidos não cristalinos e líquidos. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Técnicas Fototérmicas e Espectroscopia Óptica da UTFPR. Atua como docente permanente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Atualmente atua como Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Medianeira da UTFPR.

premio