Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Professor do campus participa de trabalho publicado em relevante revista

Professor do campus participa de trabalho publicado em relevante revista

Diagnóstico da doença de Alzheimer em plasma

publicado: 13/12/2023 13h07 última modificação: 13/12/2023 13h07

O professor Oldair Donizete Leite, pesquisador vinculado aos grupos de pesquisa em Análise Instrumental e Tecnologia Química do Campus Medianeira da UTFPR - LAITEC e ao Laboratório de Bioanalítica e Eletroanalítica da UFSCar – LABiE da UFSCar, contribuiu com o trabalho científico "Electrochemical magneto-immunoassay for detection of ADAM10 Alzheimer's biomarker using gold nanoparticles as label”, aprovado e publicado pela Revista Talanta, de expressiva relevância internacional, na edição Volume 266, Part 2, 1 January 2024, 125042.

O estudo, que trata do diagnóstico da doença de Alzheimer via detecção do biomarcador ADAM10, em plasma sanguíneo, empregando um protocolo associando a manipulação por magnetoimunoensaio e detecção eletroquímica, resultou da parceria firmada com as professoras Patrícia R. Manzine e Márcia R. Cominetti do Departamento de Gerontologia; da Pós-Doutoranda, professora Tássia R. de Oliveira e do Professor Ronaldo Censi Faria (coordenador do projeto), do Departamento de Química da UFSCar.

A experiência no desenvolvimento do trabalho decorreu do estágio pós-doutoral do professor Oldair, em 2022. Atualmente, o grupo utiliza a plataforma desenvolvida na aplicação de novos dispositivos portáteis e de baixo custo para o monitoramento de bactérias (Salmonella, Listeria) e de vírus (gripe aviária) em matrizes alimentícias e ambientais.

Outras informações sobre os resultados deste trabalho podem ser obtidas pelo endereço https://doi.org/10.1016/j.talanta.2023.125042.