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Professoras da UTFPR e UNESP lideram o Projeto Ela-STEM

EXTENSÃO

publicado: 12/05/2022 10h52 última modificação: 10/11/2022 09h30

Estão abertas as inscrições para mentoria oferecida pelo projeto Ela-STEM, voltado para alunas do Ensino Médio da rede pública, com interesse em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês). O principal objetivo do projeto – desenvolvido pelo Instituto REDI, em parceria com a UTFPR e UNESP, é contribuir para a redução da desigualdade de gênero nessas áreas, nos âmbitos acadêmico e corporativo. Para esse fim, são ofertadas 250 vagas, cujo preenchimento acontecerá de acordo com a ordem de inscrição.

A mentoria é totalmente online e gratuita. De junho a dezembro de 2022, as mentorandas vão participar de encontros virtuais, a cada 15 dias, com convidadas renomadas do universo STEM. Além disso, haverá interação direta com mentoras (profissionais atuantes em STEM), que vão compartilhar conteúdos e suas experiências.

As líderes científicas do projeto são as professoras Daniela Mourão, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Renata Mello Giona, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que atuam nos departamentos de Matemática e de Química das instituições, respectivamente.

Para participar, os requisitos básicos são: se identificar com o gênero feminino e estar matriculada no Ensino Médio em escola pública de qualquer lugar do Brasil. Não há limite de idade. O preenchimento das 250 vagas acontecerá de acordo com a ordem de inscrição.

Caso a quantidade de interessadas seja superior ao número de vagas disponíveis, o projeto vai priorizar alunas do terceiro ano do Ensino Médio e da etapa equivalente no programa de educação para jovens e adultos (EJA) e pretas, pardas e indígenas. Haverá emissão de certificado.

DESIGUALDADE

Por conta de uma série de fatores socioculturais e econômicos complexos e inter-relacionados, as mulheres em geral, mesmo sendo metade da população mundial, continuam enfrentando muitas dificuldades no acesso às oportunidades de estudo e trabalho. E isso é ainda mais perceptível nas áreas de STEM. Meninas acabam acreditando que profissões desses campos não seriam são apropriadas para elas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em STEM, a sub-representação feminina pode ser constatada em diversos contextos: globalmente, entre pesquisadores, membros de academias de ciências nacionais e em posições de liderança, as mulheres representam 33%, 12% e menos de 20%, respectivamente.

Essa desigualdade também está refletida em 120 anos da história do prêmio Nobel. Entre mais de 600 pessoas vencedoras nas categorias científicas (Medicina ou Fisiologia, Física, Química), apenas 22 mulheres foram laureadas.

Na pandemia, ficou mais evidente o quanto as áreas STEM são necessárias. Os desafios tendem a ser mais frequentes. O Instituto REDI entende que a humanidade não pode continuar desperdiçando o potencial feminino e que pode conseguir respostas mais rápidas e efetivas para os desafios quanto mais diverso for o grupo de profissionais dos campos STEM.

 INSCRIÇÕES:

Quando: Até às 23h59min de 15/05/2022;

Como: Preenchimento de formulário no site: https://www.sympla.com.br/projeto-de-mentoria-ela-stem__1546810

Instagram: @projetoelastem

SOBRE O INSTITUTO REDI

O Instituto REDI é uma organização privada sem fins lucrativos, voltada para a promoção de equidade, diversidade e inclusão nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Foi fundado em 2020 e conta com mais de 30 educadores, pesquisadores e profissionais das áreas de STEM.