Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > 1ª Olimpíada Patobranquense de Matemática

1ª Olimpíada Patobranquense de Matemática

Projeto da UTFPR-PB estimula o ensino e aprendizado de matemática para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I
publicado: 23/10/2023 15h02 última modificação: 23/10/2023 15h02

No dia 4 de outubro de 2023, as escolas municipais de Pato Branco foram palco da primeira edição da Olimpíada Patobranquense de Matemática (OPM). Essa competição, organizada como um projeto de extensão pela UTFPR-PB em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pato Branco, tem como missão estimular o ensino e aprendizado de matemática, contribuindo para a formação do pensamento matemático dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I.

Coordenada pelos professores André Guerino Castoldi, Matheus Dal Molin Ribeiro e Rodrigo Ribeiro Lopes, do Departamento de Matemática (DAMAT), a OPM contou com a colaboração dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR. A competição envolveu alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I das escolas do município de Pato Branco, com o acompanhamento dos professores regentes e o auxílio dos alunos da UTFPR.

A OPM segue os moldes das avaliações externas a que as instituições de ensino são periodicamente submetidas, como a Prova Paraná e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento do raciocínio e da comunicação matemática por meio da resolução de problemas, incentivando jovens talentos a considerar carreiras nas ciências exatas.

A competição reuniu aproximadamente 800 alunos, que foram ranqueados de acordo com suas notas, de maneira que os destaques de cada escola receberão prêmios em uma cerimônia programada para o mês de dezembro. A realização da 1ª OPM representa um marco importante no estímulo ao interesse pela matemática nas novas gerações, contribuindo para o avanço da ciência e da tecnologia no município de Pato Branco.

A competição também visa a um maior engajamento da cidade em outras olimpíadas de matemática, como a Olimpíada Mirim, e a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) a curto prazo.

À vista disso, a OPM já vem sendo preparada para uma continuidade anual, mantendo a tradição de promover o pensamento matemático e inspirar as futuras gerações a abraçar o desafio das ciências exatas. De acordo com a chefe da Divisão de Ensino na Secretaria de Educação e Cultura, Giedra Moccelini: "A olimpíada é uma forma de identificar e valorizar jovens talentos com potencial para as ciências exatas, sendo assim um estímulo para que as futuras gerações possam escolher uma carreira nessa área".

Dessa forma, a OPM é uma iniciativa que demonstra o compromisso da comunidade educacional em Pato Branco com o aprendizado da matemática e o incentivo a futuros matemáticos e cientistas.