Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Ação de extensão

Ação de extensão

Curso de Agronomia participa de atividades da programação da Semana do Campo Limpo
publicado: 31/08/2023 11h46 última modificação: 18/09/2023 10h34
Exibir carrossel de imagens

Nos dias 16 e 18 de agosto, o curso de Agronomia da UTFPR-PB participou das atividades referentes à Semana do Campo Limpo. A atividade realizada na quarta-feira, dia 16, aconteceu durante a Feira do Produtor, no centro de Pato Branco, e envolveu a entrega de mudas de árvores frutíferas nativas a agricultores e alunos das escolas municipais de Pato Branco que estiveram presentes.

No dia 18, sexta-feira, marcado como Dia Nacional do Campo Limpo, a atividade chamada Portas Abertas aconteceu em Francisco Beltrão, na central da Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sudoeste do Paraná (Arias). A central foi aberta à visitação para toda a comunidade, a fim de disseminar o conhecimento a respeito do processo de reciclagem das embalagens de defensivos agrícolas.

A associação envolve 42 municípios do sudoeste paranaense, de Coronel Domingos Soares até Capanema, nos quais realiza diversos trabalhos na linha ambiental referentes ao gerenciamento do recolhimento de embalagens. Também, realiza treinamentos para o corpo técnico das revendas e cooperativas para que possam orientar adequadamente os agricultores a como fazer o processo correto da tríplice lavagem.

Segundo o presidente da Arias, Sidney Ziger, a associação tem conseguido um índice de 95% na devolução de todas as embalagens dos defensivos que são comercializados. “Esse é um índice fantástico. Todos os elos da cadeia: poder público, as entidades, as revendas, as cooperativas e principalmente o agricultor, estão fazendo a sua parte”, destaca Sidney.

A Semana do Campo Limpo é uma ação relacionada à Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008, que instituiu o Dia Nacional do Campo Limpo no calendário brasileiro, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a destinação e a forma correta de devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, visando a proteção da saúde humana, dos animais e do meio ambiente.

Esse foi o primeiro evento após a aprovação do projeto de lei nº 28 de 2023, sob autoria do vereador Dirceu Boaretto, que instituiu a Semana do Campo Limpo no Município de Pato Branco, a ser celebrada anualmente na semana que compreende o dia 18 do mês de agosto, conforme o calendário municipal. A lei ordinária aprovada é a de número 6111, de 04 de julho de 2023.

Participam da Semana do Campo Limpo 14 escolas e vários órgãos e entidades municipais ligados ao agronegócio, a Prefeitura Municipal através das Secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente, a Arias, o Sindicato dos Produtores Rurais, vereadores e representantes do governo do estado. A Secretária da Agricultura, Vanessa C. Zanon, apontou que já realiza todo um trabalho com os produtores rurais da região na questão de recolhimento de embalagens, produção, bem como na proteção de fontes e nascentes.