Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Ação de extensão

Ação de extensão

Estudantes da Agronomia da UTFPR-PB participam do Show Rural de Inverno da Cooperativa Agrícola de Cascavel
publicado: 15/09/2023 10h57 última modificação: 15/09/2023 11h16

A quarta edição do Show Rural de Inverno da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (COOPAVEL), que ocorreu nos dias 22 a 24 de agosto, reuniu os principais responsáveis pelo agronegócio dos cereais de inverno do sul do Brasil. Trata-se de um dos maiores eventos de cereais de inverno (trigo, cevada, centeio, aveia, etc.) de todo o país. Durante o evento, são apresentadas, discutidas e demonstradas na prática as mais atuais tecnologias de produção. Ao todo, 120 alunos do Curso de Agronomia da UTFPR-PB puderam prestigiar o evento em viagem organizada e acompanhada pelo professor André Brugnara Soares, do Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO). Os ônibus necessários para o transporte e as refeições do grupo de estudantes foram custeados pela própria COOPAVEL.

Durante o evento, os alunos foram convidados a interagir com produtores rurais através de dinâmicas em grupo de modo que cada um deveria fazer uma análise crítica do tema escolhido. A título de exemplo: se o grupo X escolheu o assunto Cereais de Inverno para Produção de Silagem, então teve de perguntar aos produtores que visitavam o estande se conheciam ou não aqueles materiais, quais as razões que usariam ou deixariam de usar os cultivares de cevada ou triticale forrageiro, entre outras questões. Esse momento de interação com os produtores, mediados pelo extensionista ou pesquisador da instituição detentora do estande, caracteriza a extensão, pois dessa forma a comunicação age como uma espécie via de mão dupla entre os interlocutores.

A participação dos alunos em eventos como esse é bastante significativa, pois permite atualizá-los a respeito das principais tecnologias do agronegócio e proporciona aos estudantes momentos de interação com empresas públicas e privadas, produtores rurais, pesquisadores, etc. Dessa maneira, os alunos são capazes de aprimorar sua formação em temas que, muitas vezes, não podem ser abordados adequadamente em sala de aula, pois o PPC do curso não possui dinamismo suficiente para manter os alunos atualizados. Congregar, em um mesmo evento, produtores rurais, empresas públicas e privadas de pesquisa, alunos, professores e líderes governamentais é de extrema valia para que as interações entre os agentes possam promover o avanço real de uma agricultura sustentável.

Através de parcerias com empresas públicas e privadas, a COOPAVEL promove o evento de maneira que as empresas montam seus estandes e confeccionam suas unidades demonstrativas em espaços definidos. Empresas dos ramos de defensivos agrícolas, tecnologia de aplicação, fertilizantes e corretivos de solo, melhoramento genético, extensão rural, entre outras. Todas têm espaço para apresentar seus projetos e tecnologias para produtores e estudantes em prol do desenvolvimento sustentável do agronegócio. O evento contou com a participação de 17 empresas (nacionais e estrangeiras) ligadas à triticultura, a fim de difundir novos conhecimentos, tecnologias e oportunidades para o ramo do agronegócio, permitindo uma grande ampliação de horizontes para os produtores rurais, bem como para os alunos que estiveram presentes.

O Show Rural de Inverno da COOPAVEL é um fator importante para demonstrar o crescimento e o potencial que o Brasil possui na produção agrícola, as expectativas são de que, em breve, o país se torne autossuficiente na triticultura. Estima-se, de acordo com a Companhia Nacional do Abastecimento (CONAB), que a colheita da safra 2022/2023 seja de 10 milhões de toneladas.

Mais informações no site do evento em: https://showrural.com.br/destaques/show-rural-coopavel-de-inverno-em-sua-4a-edicao-sera-de-22-a-24-de-agosto/