Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Agrohackathon 2023

Agrohackathon 2023

Evento aconteceu nos dias 02 e 03 de setembro, na UTFPR-PB, e duas equipes do campus foram classificadas para disputar a final em Curitiba
publicado: 18/09/2023 14h17 última modificação: 18/09/2023 14h52

A Fase Regional do Agrohackathon 2023 foi realizada, em parceria com a UTFPR, nos dias 02 e 03/09, em quatro cidades: Curitiba, Pato Branco, Assis Chateaubriand e Ibiporã. Os vencedores dessa fase já se preparam para disputar a grande final, que acontece dia 22/09, na cidade de Curitiba, em dois locais: no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, localizado na Rua dos Funcionários, 1540, e no Sistema Faep/Senar-Pr, na Avenida Marechal Deodoro, 450. Em Pato Branco, o evento foi realizado no campus da UTFPR, sob a liderança da professora Norma Brambilla, do Departamento Acadêmico de Administração (DAADM), responsável pelo Programa de Empreendedorismo e Inovação (PROEM) da instituição.

Desde a manhã de sábado (02/09), os participantes uniram forças em busca de soluções inovadoras para o agronegócio, a partir do tema Monitoramento da Propriedade Rural. Depois de dois dias de dedicação, 35 projetos foram apresentados às bancas de mentoria. No fim da tarde de domingo (03/09), foram anunciadas as oito equipes vencedoras, classificadas para disputar a final: equipes Amigo Produtor e SafeSafra (Curitiba), equipes BioAgro e Cow Black (Pato Branco), equipes MRAP e Thinkin’Pink (Ibiporã), bem como equipes Sapato Molhado e AgroDoc (Assis Chateaubriand). Como premiação, os finalistas receberam telefones celulares e mochilas.

Entre as propostas finalistas, houve iniciativas voltadas à modernização da gestão nas propriedades rurais, monitoramento de riscos na produção leiteira e de resíduos agroquímicos em produtos agrícolas, organização documental da propriedade, pegada de carbono, prestação de serviços ambientais, entre outras ideias apresentadas.

A equipe patobranquence, BioAgro, composta pelos estudantes Abgail Soares, Augusta Mendes, Fernanda Jutkoski, Rodrigo Gossi e Stefany Valgoi, levou à competição um Projeto de Sistema Inovador de gestão da propriedade rural, com foco na obtenção de certificações diversas, ampliando as opções de comercialização do produtor rural de maneira a abrir novos mercados. Assim, o projeto capacita e auxilia os produtores na tomada de decisões com base nas informações verificadas, cumprindo seu propósito de agregar valor à produção e auxiliar na venda de crédito de carbono.

A equipe Cow Black, também do Campus Pato Branco, composta pelos estudantes Luana Rodrigues, Samuel Moraes, Maria Cecília, Luiz Argenton e Danilo Niz, desenvolveu um Projeto de Monitoramento do Leite Bovino que identifica individualmente alterações na qualidade do leite durante a ordenha. Dessa forma, o projeto permite evitar a contaminação completa do lote do tanque. Entre os benefícios do projeto estão: a análise individual do leite por ordenha, a separação automática em caso de contaminação, a adaptação de novos sensores para monitoramento de outros parâmetros e a criação de uma plataforma para relatórios.

Para a professora Norma, a etapa de Pato Branco foi uma inovação no evento, neste sentido, o desafio foi compreender o processo, fazer a divulgação, envolver os estudantes das diversas instituições de ensino e cursos. O destaque positivo é a integração de muitos professores, estudantes e colaboradores que resultou em um evento dinâmico e inovador. Destaca ainda que o evento contribui para o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação no contexto local e regional, juntamente com as demais ações do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.

A professora vai acompanhar as duas equipes da região de Pato Branco que foram classificadas para a final da competição. Nessa etapa, os participantes competirão pela primeira colocação em cada região do evento, que inclui Curitiba, Assis Chateaubriand, Ibiporã e Pato Branco. A participação na final é obrigatória para que os participantes possam apresentar seus projetos e receber as premiações. A organização do Agrohackathon 2023 providenciará o deslocamento e a estadia dos participantes.

O Agrohackathon é uma iniciativa do Centro de Economia Aplicada, Cooperação e Inovação (CEA) da UFPR, realizado de forma conjunta pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, Agrociência Cooperativa e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).