Notícias
BAJA
Entre os dias 12 e 14 de outubro, acontecerá o 16ª Baja Regional – Etapa Sul, que será sediado pela primeira vez, em Pato Branco, em área da UTFPR – Câmpus Pato Branco.
O programa Baja SAE BRASIL é um desafio direcionado aos estudantes de Engenharia e oportuniza colocar em prática os conhecimentos trabalhados em sala de aula. No programa Baja SAE, o aluno compreende um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, em todas as etapas, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.
As equipes são desafiadas anualmente a participarem da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.
O 16º Baja Regional - Etapa Sul 2018 receberá 21 equipes, de Instituições de Ensino Superior, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O desafio lançado para cada uma será o de mostrar o melhor dos seus projetos, desenvolvidos com muita pesquisa e trabalho ao longo de uma temporada inteira.
Segundo a acadêmica do Curso de Engenharia Mecânica do Câmpus e membro da comissão interna de organização, Taislaine Lucas Costa, “as equipes competirão em nível de engenharia em problemas reais, auxiliando umas às outras a crescerem”, declarou.
A Equipe Pato BAJA, da UTFPR - Câmpus Pato Branco, bicampeã nacional em prova de tração, e anfitriã do 16ª Competição Baja Sae - Etapa Regional Sul, integrada por 32 acadêmicos, e orientada pelo professor do Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica (DAELE), Ricardo Bernardi, estará na competição com o protótipo TF25, nome adotado especialmente em comemoração aos 25 anos da UTFPR – Câmpus Pato Branco.
Protótipo da Equipe Pato BAJA TF25
O acadêmico do sexto período do curso de Engenharia Mecânica e capitão da Equipe Pato BAJA, Halan Borsatto, falou da expectativa em bem representar a Instituição. “A equipe chegará na competição com força e vontade de superar todos os obstáculos”, externou.
Programação
A programação iniciará na sexta-feira, dia 12, com as provas de segurança estática; avaliação de projeto dinâmico; segurança dinâmica; apresentação de negócios; já no sábado, dia 13, acontecem as provas dinâmicas; apresentação de projeto técnico; finais de projeto; e no domingo (14), acontecerá a prova de enduro, dia dos veículos, literalmente, na pista. O local dessa prova foi construído especialmente para essa prova e está localizado entre a UTFPR e o Gabbana Jardins. Esta prova é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia, sendo sugerida a entrega de 1kg de alimento não perecível. O acesso ao público pode ser feito via estacionamento do Gabbana Jardins.
A equipe envolvida na organização antecipou que a expectativa é grande. Conforme declarou Taislane, “esperamos receber um público de mil pessoas para prestigiar esse evento que promete muito crescimento, conquistas e adrenalina”, declarou.
Os organizadores destacam que é uma oportunidade de conferir de perto a competição, que é inédita no Estado. Oportunamente, agradecem aos patrocinadores e apoiadores: NSK Brasil, Dana Indústrias, UTFPR Pato Branco e Prefeitura Municipal de Pato Branco.
Confira o briefing de divulgação na página do Facebook e outras informações na página do Baja Sul.
Protótipo Pato Baja |
Momento da formação do Grid, na 15ª BAJA Regional Sul 2017 |
Protótipo da Pato Baja, na 15ª BAJA Regional Sul 2017, em Passo Fundo (RS) |
Equipes participantes 15ª BAJA Regional Sul 2017 |