Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Ciclo de palestras

Ciclo de palestras

Estudantes de Engenharia Civil da UTFPR-PB assistem a ciclo de palestras sobre qualidade na construção civil com profissionais experientes no mercado
publicado: 25/09/2023 09h30 última modificação: 09/10/2023 15h54
Exibir carrossel de imagens
  • "> IMG_3529.JPG
  • "> IMG_4473.JPG
  • "> IMG_3536.JPG
  • "> IMG_3539.JPG
  • "> IMG_4404.JPG
  • "> IMG_4409.JPG
  • "> IMG_4421.JPG
  • WhatsApp Image 2023-08-31 at 16.20.55.jpeg
  • WhatsApp Image 2023-08-31 at 16.20.53 (1).jpeg

O professor Mario Arlindo Paz Irrigaray, do Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACOC-PB), a fim de que os alunos compreendam integralmente os tópicos necessários à sua formação como engenheiros, organizou, juntamente a diversos profissionais em atuação no mercado da construção civil, um ciclo de palestras a serem ministradas durante as aulas da disciplina de Qualidade na Construção Civil, a qual está sob responsabilidade do próprio professor Mário. Trata-se de uma sequência de seis palestras ao longo do semestre, do dia 24/08 a 19/10, na sala M105 do bloco M, em cronograma estabelecido de acordo com o planejamento do professor.

No dia 24/08 foi realizada a palestra sobre A Importância da Coordenação de Projetos na Qualidade, Emprego da Ferramenta BIM e a Importância do Conhecimento da Norma de Desempenho no Desenvolvimento de Projetos, com os arquitetos Nereu Faustino Ceni e Sofia Moretti Ceni, sócios gerentes da Ceni Empreendimentos.

O arquiteto, Nereu, afirmou, em entrevista à Assessoria de Comunicação (ASCOM) da UTFPR-PB, que a rapidez nos processos, graças aos softwares de informação que tornam a vida dos profissionais mais ágil na produção dos projetos, é uma mudança significativa para as construções civis modernas. Nereu evidenciou que a tecnificação confere mais tempo para o profissional elaborar detalhadamente o projeto e permite que ele demande menos tempo para a produção em função dessas ferramentas. Aos acadêmicos de Engenharia Civil que pretendem entrar no mercado de trabalho, o arquiteto recomenda manter-se atualizado não apenas tecnologicamente, mas também tecnicamente, pois formas de atualização profissional também estão muito mais acessíveis, facilitando grandemente o acesso à informação.

Quando perguntado a respeito do motivo que o levou a oferecer seu tempo de maneira gratuita para palestrar aos estudantes da UTFPR-PB, Nereu respondeu que acredita que aqueles que tiveram a oportunidade de estudar em uma universidade pública devem, de alguma forma, retribuir à sociedade, “Eu acho que deveria haver uma lei que obrigasse qualquer acadêmico de qualquer área, de qualquer universidade pública desse país, a dedicar algumas horas de seu conhecimento para a sociedade gratuitamente [...], pois as pessoas têm de retribuir”, afirmou o arquiteto. A arquiteta Sofia destacou à ASCOM que sua participação na palestra foi relativa às principais atualizações dos softwares, complementando e amplificando as exposições de Nereu.

Durante a aula do dia 31/08, a palestra foi sobre A Importância da Aplicação dos Conceitos de Qualidade na Indústria de Pré-moldados, com o arquiteto, tecnólogo e engenheiro de segurança, Patrick Palas, sócio gerente da Premolfort. Em sequência, no dia 14/09, houve a palestra sobre A Qualidade no Projeto e na Execução das Estruturas em Concreto Protendido, com o engenheiro civil, Júlio Barzotto, proprietário da Bolt Engenharia.

Outras palestras também estão pré-estabelecidas no cronograma, como a palestra sobre Procedimentos Para a Garantia da Qualidade Durante a Execução dos Sistemas Construtivos, com o engenheiro civil Leonardo Luis Comparim e o engenheiro civil Ednei Mattos, da FAMEX Imobiliária, a ser realizada no dia 28/09. Haverá também uma palestra sobre A Implantação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Construtora Monte Sião, com a engenheira civil Thais Fiorentin da Silva, prevista para o dia 05/10 e, por fim, a palestra sobre As Garantias na Indústria da Construção, com os engenheiros civis Loreni Fenalti da Costa e Juglans Delonix Fenalti Godoy, da Estilos Construções.