Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Circuito SESC de Corridas 2023

Circuito SESC de Corridas 2023

Servidores e alunos da UTFPR-PB participam da etapa Pato Branco do maior circuito de corridas do Brasil, organizado pelo SESC
publicado: 28/03/2023 13h50 última modificação: 29/03/2023 17h05
Exibir carrossel de imagens Participantes da UTFPR-PB reunidos no dia da corrida.

Participantes da UTFPR-PB reunidos no dia da corrida.

No domingo, 19 de março, pela manhã, a UTFPR-PB participou da etapa Pato Branco do Circuito SESC de Corridas 2023, o maior do Brasil neste segmento. O evento reuniu cerca de 360 atletas, sendo 30 deles servidores da UTFPR-PB, além de alguns alunos, coordenados pelo professor Gustavo Gomes Kuhn, do Departamento Acadêmico de Elétrica (DAELE).

A comunidade acadêmica da UTFPR-PB, com a organização da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC), também participou como voluntária na Equipe de Apoio da Corrida: 30 alunos de diversos cursos e 10 servidores auxiliaram o SESC em diversas atividades, como recepção, entrega de água e frutas, montagem do ambiente, premiação, fotos, entre outras atividades.

O Circuito contou com as modalidades de corrida, 5 km e 10 km, e de caminhada de 3km, nas categorias feminino, masculino, cadeirante e por faixas etárias.

A premiação envolveu troféus aos 5 primeiros colocados na categoria geral masculina e na categoria geral feminina nas provas de 5 km e 10 km; troféu ao 1º colocado na categoria geral cadeirante masculina; e medalhas especiais para os 3 primeiros colocados nas categorias.

Dentre os participantes que representaram o Campus Pato Branco, o professor Vanderlei Martins, do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT) ficou em 1º lugar na categoria 40-49 anos, masculino, 5km; consagrando-se o servidor com melhor resultado na corrida. O professor aponta que a ideia, ao se inscrever para a corrida, foi “participar da prática de uma atividade física com o espírito de confraternização.”

Os demais corredores servidores da UTFPR-PB não alcançaram pódio, mas se destacaram em diversas categorias e foram muito elogiados por outros participantes e pelo SESC.

A professora Marieli Musial Tumelero, do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT), foi a servidora com melhor classificação na modalidade 5 km, categoria feminino. Ela ficou em 33º na colocação geral e 8º na faixa etária, 40-49 anos.

Sobre sua participação na corrida representando a universidade, Marieli destaca: “O fato de eu ter me formado na UTFPR e trabalhar aqui, faz dela a minha segunda casa. E poder correr, que é algo que gosto muito, e representar a UTFPR foi algo ímpar! Ter amigos e colegas de trabalho te dando incentivo e suporte durante todo o percurso, foi algo maravilhoso (pois geralmente são estranhos que fazem isso). A acolhida do pessoal na chegada foi maravilhosa. Enfim, foi uma experiência maravilhosa e única. Ter carinho e acolhimento antes, durante e após a corrida, é algo indescritível!”

Além dela, o professor Marcio Barreto Rodrigues, da Coordenação do Curso de Química (COQUI), ficou em 4° lugar na categoria masculino, 5 km, 50-59 anos; e o professor aposentado Jorge Roberto Grobe ficou em 3° lugar na categoria masculino, 10 km, 60-69 anos.

Importante lembrar também que 10 alunos da UTFPR ganharam inscrição CORTESIA do SESC. Desses, 3 estão entre os melhores colocados no geral: Mariana Koslinski Redivo - posição geral 65 (feminino, 5 km); Vagner Luis Cadorin Boese - posição geral 23 (masculino, 5 km); e Solano Santos Lima - posição geral 39 (Masculino, 10 km). Na categoria 16-29 anos, masculino, o discente Vagner ficou em 5° lugar nos 5 km, e Solano em 2° lugar nos 10 km.

Solano, discente do curso de Engenharia Elétrica, fez o seguinte comentário sobre sua experiência: “participar da corrida de rua do SESC com incentivo da UTFPR foi uma experiência incrível, que me proporcionou momentos de superação e união, com a felicidade de ter batido meu próprio recorde e ter conseguido pódio na minha categoria.”

Por fim, o professor Aruanã Antonio dos Passos, do Departamento Acadêmico de Ciências Humanas (DAHUM), que ficou na posição geral 24 e em 7º na categoria 30-29 anos, 10 km, deixou a seguinte mensagem sobre sua participação na corrida:

“Descobri a paixão pela corrida há poucos meses. Desde então, descobri também toda uma filosofia que jaz na prática desse esporte. No último dia 19/03, a emoção natural de uma competição foi redobrada pelo sentimento de correr representando a instituição que faço parte com orgulho, a UTFPR-PB. Ao final da prova, já no último quilômetro, segurei as lágrimas diante do misto de sensações: meses de treinos, esforço sem tamanho, privações, dores e a certeza de que cada um é vencedor à sua maneira. Celebrar 30 anos do nosso campus, representando a instituição que amo e dedico os dias, ao lado de alunos e colegas queridos na cidade em que nasci, marca um feito incrível na 'parede da memória', como diz a canção. Vida longa à nossa instituição! Parabéns aos atletas! Somos vitoriosos e que venham mais trinta anos!”

- A UTFPR-PB agradece a equipe do SESC-PR Pato Branco pela parceria nesse evento esportivo.  Em especial, a Diretora Cledi Nottar e o Artur Bednarek, coordenador geral do Circuito.