Notícias
Competição
A Equipe Pato a Jato, da UTFPR – Câmpus Pato Branco, participou entre os dias 06 e 09 de novembro, da Shell Eco-Marathon Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). Além de estar presente na competição e representar a Instituição e o Sudoeste paranaense, atestou conhecimento em eficiência energética: conquistou título de campeã na modalidade etanol e vice-campeã na modalidade gasolina.
O evento atraiu 40 equipes de estudantes provenientes de diversos Estados do Brasil, nas três categorias de energia (Gasolina, Etanol, Bateria Elétrica), as quais competiram pelo melhor desempenho de seus protótipos.
Na competição, as provas, que inicialmente exigem uma inspeção rígida e eliminatória nos protótipos, consistem na totalização de 14 voltas na pista (cerca de 11 km) em um período máximo de 27 minutos. A equipe vencedora é a que consome menos combustível e o cálculo do consumo é feito sobre o resultado de cada tentativa.
O desempenho do protótipo Popygua 2.0, (que em tupi-guarani significa “relâmpago”), pilotado pelo acadêmico Itan Alan, alcançou um consumo de 412,4km/l (quilômetros por litro). Em relação a última competição, o protótipo passou por mudanças em componentes importantes como rolamentos e cubo de baixo atrito, no qual melhorou bastante a sua dinâmica. Foi realizado o refino do mapa de injeção, refeito com os parâmetros do clima do Rio de Janeiro (como é mais quente, eficiência do protótipo é beneficiado). Além disso, foram incrementados mais equipamentos eletrônicos como sensores, velocímetro, mostrador de temperatura do motor. Outra grande melhoria foi gerenciamento/gestão do projeto. “Como foi conseguido seguir cronograma de forma mais efetiva, conseguimos mais tempo para testes e ajustes nos protótipos, bem como aprimoramento da dirigibilidade dos pilotos”, informou o capitão da Equipe Pato a Jato, Mateus Pacassa.
Na categoria gasolina, o protótipo Popygua, pilotado pelo acadêmico Marcos de Carli, alcançou a segunda colocação, com o consumo de 311,9 km/l, superando a própria marca anterior e o resultado do campeão da edição passada.
A equipe Pato a Jato participou com 19 integrantes, acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, acompanhados por um dos coordenadores do projeto de Eficiência Energética, do departamento acadêmico de Mecânica (DAMEC), professor Luiz Carlos Martinelli Júnior.
Para o capitão Mateus, o resultado é indicativo de que se está no caminho certo. “Uma frase que eu ouvi há muito tempo do nosso capitão, Ricardo Scandolo, que ainda fica em minha mente é: ‘nosso objetivo não é ganhar a competição, nosso objetivo é pesquisar, projetar e fabricar da melhor forma possível, desenvolver da melhor forma possível, nosso objetivo é nos tornarmos pessoas melhores, engenheiros mais capacitados, e os resultados serão apenas consequência disso’. Para mim o importante é isso, é fazermos um ótimo trabalho, de forma organizada e que possamos melhorar cada vez mais. Mas, com certeza, resultados satisfatórios nos dão mais ânimo, aumentam nossa confiança, e reforça o quão grandioso e proveitoso é esse projeto: Pato a Jato. Além disso, nos ajudam a conseguirmos ainda mais apoio e recursos para conseguirmos cada vez mais melhorar, nos motivando a continuar crescendo, e evoluindo nosso projeto e levando o nome da Universidade”, destacou o acadêmico.
Nas palavras do coordenador do projeto, professor Luiz Carlos Martinelli, “a experiência foi muito gratificante, especialmente, ver a união dos alunos em torno de um objetivo comum e a solidariedade demonstrada por todas as equipes (as nossas e as de outras Universidades)” , considerou.
Os resultados são reconhecidos por toda a comunidade e pela gestão, que tem envidado esforços para continuar incentivando e apoiando o desenvolvimento de projetos como esse. "Desde que assumimos a gestão, em 2013, temos intensificado o incentivo às organizações estudantis e aos projetos especiais. Entre esses, destacamos a equipe Pato a Jato pela capacidade de organização, liderança e premiação já conquistadas. Essa premiação é o resultado do esforço coletivo de um grupo de estudantes e de professores que sempre os incentivaram”, avaliou o Diretor-Geral, professor Idemir Citadin.
A trajetória de conquistas dos projetos na área de eficiência energética do Câmpus são sinônimo de orgulho para toda Instituição. “Reconheço, também, o esforço de estudantes e professores que participaram em competições passadas, pois souberam repassar aos demais os conhecimentos adquiridos e tornaram essa equipe uma referência nacional em competições de eficiência energética. Parabéns a todos os envolvidos! Obrigado por divulgar e honrar o nome da UTFPR", externou Idemir.
Como premiação a equipe terá as passagens custeadas pela Shell para participar da Shell Eco-Marathon 2018, que acontecerá em abril na Califórnia (EUA). “Esse prêmio tranquiliza a equipe e cria um desafio maior: preparar o protótipo para vencer a categoria nos EUA”, complementa o coordenador.
O projeto conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Atlas Eletrodomésticos, Injepro, Fenasucro & Agrocana, Kusma Ferragens, Martin, Pneus Store, Sementes Pato Branco, e apoio da h7, Eloi Cópias, Onix Tintas, Cidade de Pato Branco, Departamento Acadêmico de Mecânica e da UTFPR.
Confira os melhores momentos:
Ajustes finais |
Boxes das equipes |
Briefing diário dos pilotos na Shell Eco-Marathon Brasil |
Concentração da equipe nas inspeções |
Equipe concentrada no protótipo a gasolina |
Equipe em pose para 'foto ofical' na competição |
Equipe gasolina |
Inspeção de medidas obrigatórias |
Inspeção do cano de escapamento do protótipo etanol |
Inspeção referente ao peso do protótipo |
Mapa da Pista |
Parte da equipe conhecendo a pista |
Patrocinadores da Equipe Pato a Jato |
Regulagem da injeção |
Regulagem do protótipo |
Verificação e regulagem do protótipo a etanol |
Verificação e regulagem do protótipo a gasolina |
Atualizado em 14/11/2017
Assessoria de Comunicação
Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.