Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Congresso Internacional

Congresso Internacional

Química da UTFPR Câmpus Pato Branco tem participação expressiva em Congresso Internacional
publicado: 16/11/2017 16h08 última modificação: 03/11/2022 17h37

Com uma delegação de três professores e onze alunos do curso de Bacharelado em Química e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP) a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, foi representada no 6Th Brazilian Conference on Natural Products (BCNP) and XXXII Annual Meeting on Micromolecular Evolution, Systematics and Ecology (RESEM), realizado em Vitória (ES), no período de 5 a 8 de novembro, com o número de 10 publicações (vide abaixo).

O 6º BCNP é um Congresso Internacional dedicado a promover o desenvolvimento da ciência e a excelência da Química de Produtos Naturais em todo o mundo. Uma oportunidade para discutir os assuntos relacionados a diferentes aspectos dos trabalhos sobre produtos naturais. O evento recebeu apoio pela Divisão de Produtos Naturais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

De acordo com a professora Sirlei, “a importância da participação dos alunos é ter contato com o ambiente científico externo a universidade, bem como, com alunos, professores e pesquisadores de diferentes países que desenvolvem pesquisas na mesma área em que eles estão atuando, aprendendo, trocando informações, fazendo contatos, enfim, se fazendo presente em evento tão importante”.

O professor Edimir ressaltou que “a participação nesse congresso ajudou a enriquecer a carreira acadêmica e serviu de motivação para que nossos alunos assumam uma postura mais crítica, sendo um momento oportuno para divulgar os estudos e apresentar o nosso potencial para um grupo seleto de profissionais”. E acrescentou que “é muito gratificante poder acompanhar o crescimento profissional de alunos e poder participar dessa conquista”.

Em um congresso internacional, de alto nível como o BCNP, é possível tomar conhecimento de novidades que estão aparecendo em cada área. Então, pela oportunidade de participar dessa conferência, os alunos trabalharam informalmente para angariar fundos, com a venda de alimentos e de uma rifa com prêmios doados por comerciantes e por professores, como também, alguns trabalharam no comércio local com o intuito de aplicar os recursos arrecadados na inscrição, pôsteres, passagens aéreas, hospedagem, ou seja, fizeram um investir na formação, o que torna a causa nobre e um exemplo a ser seguido.

A professora Tatiane parabenizou os alunos e sentiu muito orgulhosa ao ver que os acadêmicos não mediram esforços para participar deste evento, onde fizeram e discutiram ciência.

Por fim, os participantes agradecem a todos que viabilizaram para que essa viagem fosse possível. Além do apoio dos professores que participaram efetivamente, a ajuda do Departamento, da Coordenação de Química e da Coordenação do Mestrado e da UTFPR foram fundamentais.

Relação de participantes da comitiva da UTFPR:

Professores: Edimir Andrade Pereira, Sirlei Dias Teixeira e Tatiane Luisa Cadorin Oldoni.

Graduandos: Beatriz Godoy Martins Moreira, Cleidiane da Silva, Mariane Carolina Pesenti, Nelson Vitale Junior e Suelen dos Santos,

Pós-Graduandos: Aline Savi, Anaclara Prasniewski, Diego Henrique da Silva, Jéssica Stadniki, Thariane Carvalho Bicas e Valber Sales Júnior

Relação de Trabalhos apresentados:

1 - Constituents of the Whole Bunch of BRS Violeta Grape and its Antioxidant Potential

2 - Extraction and Characterization of the Polysaccharide Obtained from the Aerial Yam (Dioscorea bulbifera)

3 - Antioxidant Activity of BRS Violet Grape Juice Residue from Extraction Process

4 - Antioxidant Activity of Pulp Extract and Microencapsulates of Feijoa (Acca sellowiana)

5 - Physical-chemical Characterization of Aerial Yam (Dioscorea bulbifera L.)

6 – Preliminary study of Pereskia aculeata Miller for use in the process of wastewater treatment

7 – In vitro and ex vivo Antioxidant Potential of Moringa oleifera Leaves

8 – Development of a Method for Induction of Oxidative Stress in ex vivo Model Applied in Red Grape Pomace (Vitis labrusca)

9 – In vitro and ex vivo Antioxidant Activity of Syzygium malaccense leaves

10 – Diterpenes of Eragrostis plana Nees and allelopathic activity.