Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Corrida Maluca

Corrida Maluca

Foi dada a largada para a segunda edição da Corrida Maluca com duas categorias: escolar e livre
publicado: 31/10/2022 11h31 última modificação: 03/11/2022 17h38

As inscrições para a segunda edição da Corrida Maluca, já estão abertas e transcorrem até o dia 30 de setembro de 2019.

A competição consiste na criação e montagem de carros de rolamento (gravity car), visando incentivar alunos do Ensino Médio ao aprendizado da tecnologia, promover a participação da comunidade próxima à escola a apoiar o projeto (torcida durante o evento, ajuda financeira, administração de horários, etc.), integrar os alunos do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR com a comunidade (alunos do Ensino Médio e Técnico), e criar um espírito de equipe entre os alunos participantes, professores e comunidade.

A Corrida Maluca ocorrerá no Kartódromo Municipal Ayrton Senna, no dia 13 de novembro de 2019, integrando a programação da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação - INVENTUM 2019.

A edição de 2019 terá duas categorias: Escolar e Livre.

A categoria Escolar, onde apenas equipes formadas por alunos do ensino médio podem participar, é dividida em duas: Design e Desempenho. A categoria Escolar Design analisará, além da corrida, a coreografia de apresentação, o tema escolhido, o acabamento, a tecnologia embarcada no carrinho. A categoria Escolar Desempenho, também analisará a coreografia de apresentação, mas dará ênfase ao desempenho do carrinho na corrida, ou seja, a distância percorrida e o tempo utilizado para percorrer a pista.

Na Categoria Livre, qualquer equipe de até 10 pessoas pode participar. Tem como ideia incentivar a participação da comunidade. O carrinho, que deve cumprir as normas de segurança, deve ter quatro rodas e pode transportar duas pessoas.

O carrinho construído pela escola deve ser capaz de realizar manobras em pista asfaltada, com curvas, pequenos saltos (rampas) e competirá em uma série de provas (estáticas e dinâmicas) onde serão verificadas suas propriedades (projeto, velocidade, segurança, design).

O professor Luiz Carlos Martinelli Junior, do departamento acadêmico de Mecânica (DAMEC), da UTFPR – Campus Pato Branco, explica que o evento envolverá várias equipes de ensino médio da cidade de Pato Branco e região.

Explica ainda que estas equipes contarão com o apoio dos acadêmicos que compõem as equipes Pato a Jato, Pato Baja, Tubarão Branco entre outras, auxiliando os alunos das escolas na construção de um veículo de recreação (carrinho), contendo quatro rodas, carroceria com ou sem capota, não motorizado (elétrico ou de combustão)

Neste ano, a Metalúrgica CBS, grande parceira do evento, entregará chassis gratuitamente para as escolas inscritas que não participaram em 2017.

Estes chassis serão entregues às equipes pela empresa Metalúrgica CBS em grande evento a ser agendado pela Prefeitura Municipal de Pato Branco.

Informações e regulamentos podem ser obtidas junto a página oficial da Inventum 2019 (www.inventum.org.br/competicoes), pelo endereço eletrônico martinelli@utfpr.edu.br ou com a organização da Inventum (46) 3220-6080 (Marcos Vinícius de Bortoli).

A Corrida Maluca é uma iniciativa da UFPR Campus Pato Branco, da Prefeitura Municipal de Pato Branco e da Metalúrgica CBS.