Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Curso de Letras

Aluna do Curso de Letras publica resenha no jornal Diário do Sudoeste
publicado: 31/10/2022 11h38 última modificação: 19/12/2022 14h20
Capa do livro

Através de uma atividade desenvolvida dentro de sala de aula, foi publicado no jornal Diário do Sudoeste, o trabalho de Izabel Cristina Wagner, estudante de graduação do 5º período de Letras, da UTFPR Campus Pato Branco.

A atividade consistia em fazer uma resenha do romance O Estrangeiro, de Albert Camus, que nesse ano de 2022 completou 80 anos, para a disciplina de Teoria da Literatura, ministrada pelo professor Marcos H. Lima.

Como o trabalho da aluna se destacou, Izabel foi incentivada pelo professor Marcos a publicar a resenha no caderno Almanaque, do Jornal Diário do Sudoeste (edição nº 8145, 21 e 22 de maio de 2022, página A9) conforme link.

Izabel Cristina Wagner é graduada em Arquitetura e Urbanismo, Mestre em Educação e Novas Tecnologias e discente do curso de Letras – Português e Inglês da UTFPR. Comenta sobre literatura no canal Hear the Bells (https://www.youtube.com/c/IzabelWagner) e é resenhista colaboradora no Estante Diagonal (https://www.estantediagonal.com.br/). Possui interesse especial pelos conceitos de ficção científica e distopia, bem como sua inserção na produção literária.

Questionada sobre a importância desse tipo de atividade na Universidade, a discente destaca que “a produção de ensaios e críticas literárias possibilita o exercício do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes, garantindo a fundamentação de habilidades essenciais à análise e interpretação de produções literárias, além de consolidar a visão e posicionamento acerca de movimentos, estilos e gêneros literários pertencentes aos mais variados contextos e períodos históricos. ”

Quanto à oportunidade de publicação de ensaios e críticas literárias em meios de comunicação, Izabel aponta que “proporciona não somente a ampliação das possibilidades de atuação profissional do estudante, como valoriza sua criticidade, individualidade e processo de transformação do conhecimento acadêmico”, sendo, portanto, uma forma de estimular os alunos a produzirem e a compartilharem seus trabalhos com a comunidade em geral.