Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Cursos de Extensão 2022.1 DAINF

Cursos de Extensão 2022.1 DAINF

Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), da UTFPR - Campus Pato Branco, ofertou três cursos de extensão no primeiro semestre de 2022: Informática básica para a terceira idade, Informática básica para estrangeiros e Programação em Javascript
publicado: 31/10/2022 11h38 última modificação: 03/11/2022 17h40

O Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, desenvolve, há alguns anos, ações de extensão por meio da oferta de cursos para a população de diferentes faixas etárias e objetivos distintos.

No primeiro semestre de 2022, foram realizados três cursos de extensão: - Curso de Informática básica para a terceira idade- Curso de Informática básica para estrangeiros- Curso de programação em Javascript.

Informática básica para a terceira idade

O curso de informática básica para a terceira idade visou a contribuir com o Programa Viver Envelhecimento Ativo e Saudável, promovido pelo Comitê Gestor da Cidade Amiga do Idoso da cidade de Pato Branco, com ações de inclusão social e digital para a população da terceira idade. A inclusão social ocorre a partir da inclusão digital que é agregada por atividades que proporcionem maior independência na busca de informações, entretenimento, comunicação, cultura e lazer por meio do uso da Internet, bem como a elaboração, organização e criação de arquivos pessoais. Além disso, o curso buscou promover o aumento da autoestima e ressocialização da população da terceira idade no mundo contemporâneo, por meio do desenvolvimento de novas aprendizagens e conhecimentos tecnológicos e digitais, tendo em vista a importância que a informática e a internet assumiram no cotidiano das pessoas. A carga horária foi de 24 horas e foram oferecidas 16 vagas distribuídas em duas turmas. O curso contou também com a parceria da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Informática básica para estrangeiros

O curso de informática básica para estrangeiros objetivou capacitar os participantes na utilização de recursos tecnológicos como computadores, dispositivos móveis e o uso de seus aplicativos, contribuindo para que os participantes do projeto pudessem exercer sua cidadania e incluir-se em uma sociedade da informação. Idealizado a partir de uma demanda da Pastoral do Migrante da Paróquia São Roque de Coronel Vivida apresentada ao Colégio Arnaldo Busato para capacitar estrangeiros que residem no município, esse curso procurou contribuir com o município através de ações de inclusão social e digital para estrangeiros. A inclusão social acontece a partir da inclusão digital que é agregada pela capacitação dos participantes no uso de recursos computacionais básicos como editor de texto, planilhas eletrônicas e Internet, auxiliando na qualificação profissional pelo acesso a esses recursos computacionais que geralmente são utilizados no trabalho e na vida pessoal. O curso foi realizado em parceria com o Colégio Estadual Arnaldo Busato de Coronel Vivida. Foram oferecidas 12 vagas e o curso foi de 30 horas.

O curso de programação em Javascript propôs-se a capacitar alunos do curso Técnico em Informática do Colégio Arnaldo Busato da cidade de Coronel Vivida no uso da linguagem JavaScript para o desenvolvimento de aplicações web. Além disso, o curso objetivou aprimorar o desempenho dos participantes do curso nas atividades escolares que envolvem raciocínio lógico e programação, oportunizar a inserção dos alunos no mercado de trabalho em empresas de desenvolvimento de software e propiciar aos participantes do curso a vivência com o ambiente universitário, visando motivá-los para o ingresso em cursos na área de Computação. O curso foi de 30 horas e foram oferecidas 25 vagas.

As aulas de todos esses cursos foram ministradas por acadêmicos dos cursos de Engenharia da Computação e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UTFPR Campus Pato Branco, sob a orientação e supervisão das professoras do DAINF, Andreia Scariot Beulke e Mariza Miola Dosciatti. Essas ações desempenham um papel formativo importante para os acadêmicos participantes, além de permitir o cumprimento da carga horária de extensão necessária aos seus currículos.