Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Destaque
conteúdo

Notícias

Destaque

Duas medalhas de ouro e uma de prata dos atletas de Taekwondo classificam a UTFPR campeã geral no JUBs
publicado: 19/04/2018 16h51 última modificação: 03/11/2022 17h37
Exibir carrossel de imagens Momento da premiaçâo das Instituições campeãs. Lucas Ostapiv, representando a UTFPR, campeã geral do JUBs Lutas Taekwondo masculino.

Momento da premiaçâo das Instituições campeãs. Lucas Ostapiv, representando a UTFPR, campeã geral do JUBs Lutas Taekwondo masculino.

Entre os dias 10 e 15 de abril, a capital de Goiás (GO), sediou os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s). No total, foram disputadas 16 categorias, além dos pódios por equipe. No Taekwondo, categoria masculino (até 74 quilos e até 80 quilos) se sagram campeões, respectivamente, os irmãos atletas e acadêmicos da UTFPR – Câmpus Pato Branco: Gabriel Ostapiv e Lucas de Krishna Ostapiv. Na mesma competição, o acadêmico-atleta Fagner Cristiano Back Dantas, foi vice-campeão, na categoria até 63 quilos.

Com os dois ouros, os irmãos atletas garantiram a vaga no Pan-Americano Universitário, que acontecerá de 19 a 29 de julho, em São Paulo, e o resultado geral dos três atletas classificou a UTFPR campeã geral dos JUBs Lutas Taekwondo masculino. 

Para Lucas, a vitória representa um dos seus melhores momentos nas competições. “Foi a minha primeira participação nos JUBs e meu resultado foi o melhor possível. Além de vencer o titular da seleção brasileira e o campeonato, pude garantir a titularidade da seleção brasileira universitária e a vaga para os primeiros Jogos Pan Americanos Universitários”, disse o campeão. Ele atribui a vitória a todos que colaboraram na fase preparatória. “Gostaria de destacar a grande importância do patrocínio da Cross Pato, que me permitiu chegar com um ótimo condicionamento físico nos JUBs, o auxílio da Associação Atlética Acadêmica das Engenharias - AAAE/PB - e da UTFPR – Câmpus Pato Branco. Acredito que com o apoio dessas e de mais empresas e instituições eu e meu irmão (que também classificou) poderemos ser campeões Pan Americanos Universitários”, externou confiante.

Ao falar da conquista do ouro, Gabriel externou sua satisfação com o resultado e mencionou as perspectivas futuras.“Foram lutas difíceis, mas consegui me tornar campeão brasileiro universitário e titular da seleção brasileira universitária. Agora terei a oportunidade de representar o Brasil e a UTFPR-PB no Campeonato Pan Americano Universitário. Vou continuar me dedicando fortemente aos treinos, e espero conquistar o título de campeão panamericano”, declarou o atleta. 

O vice-campeão, Fagner, fala do orgulho em participar dos JUBs. “Foi uma honra representar a Instituição em um campeonato tão importante. A organização estava boa, e o nível estava altíssimo. Senti nós três muito concentrados e focados em trazer um bom resultado. Estávamos confiantes e conseguimos imprimir nas lutas o que treinamos. Foi um resultado excelente, quase 100% e receber a notícia de que nós, em apenas três atletas conseguimos colocar a UTFPR no topo do taekwondo universitário brasileiro foi muito gratificante e tive a sensação de missão cumprida” externou.

Os atletas continuam os treinos para encarar a próxima competição que será no Paranaense de Taekwondo, a realizar-se 18 a 20 de maio, em Cascavel (PR).

Além dessa participação, os atletas vislumbram o campeonato brasileiro, oportunidade na qual Lucas pretende competir nas categorias sub 21 e adulto; Fagner na sub21 e Gabriel na categoria adulto. O brasileiro reúne todos os campeões por Estado e garante bolsa aos campeões.

Homenagem e premiação

No dia 20 de abril, por ocasião da presença do reitor da UTFPR, professor Luiz Alberto Pilatti, para as solenidades comemorativas aos 25 anos do Câmpus Pato Branco, foi realizada uma solenidade, no Hall entre os blocos M e N, para homenagear os atletas de Taekwondo, que se destacaram no JUBs.

Na oportunidade, o diretor-geral do Câmpus, professor Idemir Citadin, destacou que a Universidade se alegra com a vitória e vê a necessidade de mais apoio aos nossos atletas e que isso sirva como inspiração para que mais estudantes se dediquem aos esportes. “Mais importante do que vencer, é a boa participação e apoio da Instituição de Ensino”, declarou Citadin.

O reitor parabenizou a todos pelos 25 Anos do Câmpus e agradeceu aos atletas do Taekwondo que levaram o nome da Instituição de uma forma tão comprometida. “O Câmpus Pato Branco têm obtido resultados importantes e a reitoria agradece o trabalho de cada um dos servidores e alunos envolvidos no desenvolvimento da Instituição”, declarou.

Após receberem as medalhas de campeões nos JUB’s Lutas Taekwondo (masculino), o atleta Lucas Ostapiv entregou ao reitor o troféu conquistado para a UTFPR na competição. O troféu ficará exposto no Hall do bloco B, na galeria de troféus conquistados em outras modalidades ao longo dos 25 anos do Câmpus. Se fez presente durante a homenagem aos atletas o assessor pedagógico da Reitoria, Eden Januário Netto.

 

  

             

Lucas Ostapiv disputando a final com David Eduardo Silva. 

 

 

 

Lucas Ostapiv durante a luta com Francisco Lucinildo titular da Seleção Brasileira.

           

Gabriel Ostapiv disputando a final com Marcos Vinicius Gonçalves.

Gabriel Ostapiv, disputando a final com Marcos Vinicius Gonçalves.

            

Gabriel Ostapiv campeão na categoria 74kg.

Lucas Ostapiv campeão na categoria 80kg.

 

 

Fagner Cristiano Back Dantas, João Victor Souza Diniz,  Leonardo Vieira Moraes e Matheus Vinícius Lima.

      

Lucas Ostapiv, Fagner Cristiano Back Dantas e Gabriel Ostapiv.