Notícias
Destaque
Irmãos Ostapiv, Lucas (campeão) e Gabriel (vice-campeão) com as medalhas conquistadas no PanAmericano
Entre os dias 19 e 29 de julho aconteceu no Centro Poliesportivo da Universidade de São Paulo (USP), a primeira edição do FISU America Games, o primeiro Pan-Americano voltado exclusivamente para o esporte universitário. O evento reuniu mais de 13 países e 2000 atletas que competiram em 13 modalidades esportivas.
Lutando pela equipe brasileira de TK3 e representando a UTFPR – Câmpus Pato Branco, os atletas do selecionado brasileiro universitário (JUBs), Gabriel Ostapiv e Lucas de Krishna Ostapiv, estudantes de Engenharia da UTFPR-PB e Cláudio Pecorari Júnior, da Universidade Sant’Ana (SP), enfrentaram na semifinal o selecionado chileno, vencendo por 70 a 38. Na final contra a equipe mexicana os brasileiros viraram o placar da luta num confronto intenso e muito disputado. A decisão aconteceu no ponto de ouro por 53 a 52. O resultado sagrou o Brasil campeão por equipe, deixando o México em segundo lugar e a Colômbia e Chile em terceiro. No total, somente 8 atletas do Brasil competiram nos PanAmericanos, sendo um em cada categoria (masculino).
Os irmãos atletas, Gabriel e Lucas, também medalharam nas lutas individuais, na categoria masculino (até 74 quilos e até 80 quilos), respectivamente, sendo que Gabriel sagrou-se vice-campeão, após vencer o atleta da Costa Rica de 19 a 5 na semifinal, e empatar contra o mexicano Marco Antonio Castañeda Garcia com o placar de 22 a 24. Lucas conquistou a medalha de ouro, disputando a final contra o mexicano Felipe de Jesus Félix Hernandez com o placar de 10 a 9.
Sobre o resultado obtido, Gabriel considerou aspectos distintos. “Sabemos da excelente escola de taekwondo mexicana de onde vieram grandes campeões mundiais. Poder lutar de igual para igual com eles mostra que estamos no caminho certo. Agora o foco será no Campeonato Brasileiro Adulto no Rio de Janeiro que vai acontecer no dia 10 de agosto”, declarou o atleta.
Já Lucas, externa a importância do foco nos treinos e estudos e comenta sobre os próximos desafios. “Este ouro no Pan universitário servirá como critério para um bom posicionamento na chave das Olimpíadas Universitárias – Universiade, que acontecerá na Itália, em julho de 2019. É preciso disciplina e concentração para continuar com bom desempenho nos estudos e nos treinos. Mas, estamos atrás de um sonho e se chegarmos lá, queremos estar preparados para representar o bem o Brasil”, declara Lucas que deve partir para Buenos Aires na próxima semana atrás de mais uma medalha.
Ambos os atletas externaram em rede social agradecimentos a todos que vêm os incentivando e apoiando: UTFPR-PB, SINDUTF-PR, família, Cross Pato, preparador físico Diogo Freire, Centro de Treinamento Silva, Two brothers team e mestre Carlos Negrão que foi o técnico nessa competição.
Gabriel durante a disputa da semi-final com atleta do Chile |
Gabriel na disputa com o atleta da Costa Rica B |
Gabriel na disputa com o atleta da Costa Rica |
Gabriel na disputa contra o Mexicano Marco Antonio Castañeda Garcia |
Lucas durante a disputa com o Mexicano Andres Antonio Beceiro Pizarro Soarez |
Lucas durante disputa |
Técnico Carlos Negrão, Lucas Ostapiv, Leonardo Teixeira (SC), Claudio Percorari (SP) e Gabriel Ostapiv |
Premiação por equipes - Brasil em 1º lugar |
Gabriel no pódium na premiação da categoria 74kg |
Irmãos Ostapiv, Lucas (campeão) e Gabriel (vice-campeão) com as medalhas conquistadas no PanAmericano |