Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Dia do Enxadrista

Dia do Enxadrista

Comemoramos o Dia do Enxadrista com medalha conquistada por professor da UTFPR-PB
publicado: 22/11/2022 13h26 última modificação: 22/11/2022 13h29
Exibir carrossel de imagens Professor ganha medalha em competição de xadrez

Professor ganha medalha em competição de xadrez

No dia 19/11 foi comemorado o Dia do Enxadrista, e a UTFPR Campus Pato Branco celebrou, junto à data, a medalha conquistada pelo professor Neuri Lunelli nos 61° Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).

A edição aconteceu em Rio do Sul – SC, nos dias 11 a 20 de novembro, e o Clube de Xadrez da UTFPR-PB não deixou de marcar presença.

O professor Neuri Lunelli participou dos jogos integrando a Equipe de Xadrez de São Lourenço do Oeste na modalidade de Xadrez Convencional, participando no 6° Tabuleiro. O professor fez 5 pontos em 6 possíveis e ficou em segundo lugar neste tabuleiro, obtendo uma medalha de prata na modalidade.

Neuri relata que a obtenção desta medalha é muito importante para o fortalecimento do xadrez em toda a região do sudoeste do Paraná. Além do professor, integrou também a equipe o acadêmico de Engenharia Mecânica Wellington de Witt, membro do Clube de Xadrez da UTFPR-PB.

Nos últimos anos, destacaram-se dois projetos de extensão na universidade voltados ao jogo: Capacitação de Xadrez para instrutores, monitores e alunos e o Clube de Xadrez da UTFPR Campus Pato Branco, coordenados pelos professores Neuri Lunelli e Dalmarino Setti.

Como objetivo, os projetos visam criar oportunidades de conhecer e aprender o jogo e utilizá-lo como meio para desenvolver suas habilidades cognitivas, incentivar o convívio acadêmico e contribuir para disseminar este jogo-arte-ciência tão benéfico ao desenvolvimento intelectual de seus praticantes.

Também, com o uso de metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas, buscam desenvolver um método de capacitação em Xadrez para alunos dos cursos de graduação da UTFPR, instrutores e monitores voluntários, os quais irão replicar os conhecimentos a alunos do ensino fundamental/médio.

Todos os membros da comunidade acadêmica podem participar do Clube de Xadrez. Os encontros ocorrem de segunda à quinta-feira das 17h30 às 18h40, no Espaço Cultural do Bloco B. Anualmente, o clube promove o Torneio de Xadrez em comemoração ao aniversário do campus.

ClubeXadrez2022