Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Dia do estagiário

Dia do estagiário

publicado: 18/08/2022 16h20 última modificação: 03/11/2022 17h40

Hoje, dia 18 de agosto, quinta-feira, comemora-se o Dia do Estagiário. Para marcar essa data, foram colhidos alguns depoimentos de estagiários e de egressos e servidores que já foram estagiários na UTFPR Campus Pato Branco, ressaltando o papel e a importância do estágio em suas vidas pessoais, acadêmicas e profissionais. Confira.

"O estágio me proporcionou o primeiro contato com o trabalho administrativo da UTFPR – Campus Pato Branco, o qual conhecia apenas como aluna. Essa oportunidade me ensinou muita coisa e serviu como uma base para o que eu viria a utilizar como servidora. Agradeço a todos que fizeram parte dessa experiência e ajudaram no meu desenvolvimento e também nas minhas dificuldades, em especial minha supervisora, Luizane Portolann."

Jéssica Mayer – Egressa do Curso de Administração da UTFPR - Campus Pato Branco; atuou como estagiária da COGERH de 2009 a 2010, assumindo em 2010 o concurso público como Assistente em Administração na DIRGRAD do Campus, onde permanece até hoje.

“Ter sido estagiário na UTFPR foi uma experiência sem igual. Alguns anos antes, fui menor aprendiz e esse estágio me permitiu revisitar e reforçar boas práticas de convivência do mundo do trabalho, preparando-me para o estágio obrigatório. Permitiu-me, também, conhecer a universidade mais a fundo, as pessoas que trabalham nela, seus protocolos e processos internos, além de conhecer estudantes dos mais variados cursos aqui oferecidos, ajudando-me a entender o funcionamento e a estrutura de uma instituição de educação. Foram situações novas para as quais acabei encontrando paralelos na vida e até no emprego que tenho hoje.”

Marcelo Castro – Ex-estagiário da Assessoria de Cerimoniais e Eventos (ASCEV) durante quatro anos, egresso do curso de Engenharia Elétrica e projetista auxiliar da Hexing Brasil.

“Realizei o estágio entre 2010 e 2011, na extinta DEACO, sob supervisão da Elisângela. Eu era aluno de Engenharia Elétrica e estagiava à noite no departamento. Acredito que os maiores benefícios que o estágio me forneceu foram o networking com praticamente todos os departamentos e coordenações do campus, auxiliando-me e muito no desenvolvimento interpessoal, principalmente no quesito comunicação e interação com pessoas de áreas distintas. Acredito que a experiência do estágio seja algo muito válido para quem possa se interessar. Além da possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional, sendo para muitos a primeira experiência profissional, há também o benefício financeiro, que pode, por exemplo, ajudar na manutenção do estagiário(a) na própria instituição. Tenho um enorme saudosismo pela época do estágio, pois criei bons laços de amizade naquela época que perduram até hoje.”

Dionatan Cieslak Egresso da graduação e do mestrado em Engenharia Elétrica aqui do campus e, atualmente, professor do Departamento de Engenharia Elétrica (DAELE), em fase final do doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

"Eu comecei a trabalhar com dezesseis anos, quando ainda estava no ensino médio, em 2018. Meu primeiro emprego foi como estagiária da COGERH, a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da UTFPR-PB. Quando entrei, era uma pessoa extremamente insegura e sem nenhuma experiência, com medo de errar qualquer coisa que me pedissem para fazer, mas, ao longo do meu estágio, fui criando confiança e adquirindo conhecimento, coisas que me auxiliam muito até hoje. Atualmente, estou com vinte anos e sou estagiária na Secretaria de Monitoria. Continuo aprendendo coisas novas que agregam muito ao meu crescimento pessoal e profissional, e que futuramente poderão me auxiliar ainda mais. Acredito que ter essa experiência com um estágio é de suma importância para a nossa formação. Além de nos ajudar a desenvolver responsabilidade, também nos conecta a pessoas que estão dispostas a compartilhar conosco o conhecimento que elas têm."

Adrieli Cazuni Maculan –Acadêmica do quarto período do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês. Foi estagiária da COGERH durante o Ensino Médio; atualmente é estagiária no Secretaria de Monitoria.

Parabéns a todos os estagiários da UTFPR Pato Branco.