Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Dia do Professor

Dia do Professor

A UTFPR Campus Pato Branco tem muito orgulho de formar, anualmente, profissionais nos cursos de Licenciatura em Letras e Matemática.
publicado: 14/10/2022 15h43 última modificação: 03/11/2022 17h40

Sábado, 15 de outubro, comemora-se o dia do professor. É uma data para reforçar a importância do papel do professor como agente formador, que contribui para uma educação de qualidade e para o desenvolvimento da sociedade.

O curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, recebe, semestralmente, cerca de 40 alunos, que, além de Pato Branco, são advindos de diversas cidades vizinhas, atendendo o público de toda região e, consequentemente, se expandindo e se consolidando cada vez mais na região sudoeste.

Desde sua abertura, em 2008, formou 349 alunos. Conforme consta no novo Projeto Pedagógico do Curso, "Os egressos não trabalham apenas como professores de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa nas escolas: eles são requeridos em editoras, cursos de idiomas, redação de jornais, emissora de rádio e TV, departamentos de comunicação de órgãos públicos ou privados, ou como tradutores e intérpretes, entre outras funções e atribuições".

O Curso oferece, também, projetos de pesquisa e de extensão nas áreas de Ensino, Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas. Além disso, conta com os Programas PIBID e Residência Pedagógica, por meio dos quais o aluno tem a oportunidade de fazer uma experiência pedagógica desde o início do Curso.

Este ano, o Curso de Letras está passando por uma reforma Curricular por meio do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), que entrará em vigor no ano de 2023. O objetivo, nessa nova proposta, é dar ainda mais ênfase nas questões pedagógicas e, portanto, as ementas estão muito mais focadas no processo de ensino-aprendizagem, além de buscarem constantemente a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Vale mencionar ainda que o Curso de Letras conta com um Programa de Pós-Graduação: O Programa de Pós-Graduação em Letras- PPGL que está em vigor desde 2015 e recebe, anualmente, cerca de 20 alunos, entre os quais estão, inclusive, egressos do curso de Letras. Desde sua abertura, o PPGL já formou 84 mestres. Este ano o programa obteve nota 4 na avaliação quadrienal da CAPES, no ciclo 2017-2020.

O curso de Licenciatura em Matemática é o único ofertado por instituição pública na região Sudoeste do Paraná, o qual desde sua implantação contribui com a formação de docentes para atuar na rede privada, instituições estaduais e federais.

No último levantamento feito, foi identificado que 78% dos egressos atuam na área de formação do curso, os quais são capazes de buscar soluções dos problemas nas escolas de formação básica e assim intervir na realidade de seu entorno social. Além disso, podem se tornar pesquisadores em matemática, em educação matemática e outras áreas correlatas.

O curso obteve conceito 4 no ENADE em 2020, conceito excelente em termos de avaliação do MEC.

O Campus Pato Branco conta, igualmente, com um Programa de Pós-Graduação nessa área, o Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, que é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática, com oferta nacional. O objetivo do programa é proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional.

A UTFPR-PB parabeniza todos os incríveis professores que exercem seu trabalho arduamente, transmitindo seus conhecimentos para a construção de uma sociedade mais justa.