Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Dia do Químico

Dia do Químico

Centro Acadêmico de Química e Curso de Química da UTFPR-PB organizam evento com palestras e minicursos em comemoração ao dia do químico
publicado: 20/06/2023 14h15 última modificação: 20/06/2023 14h42
Exibir carrossel de imagens Abertura do Evento no Anfiteatro, palestras e minicursos

Abertura do Evento no Anfiteatro, palestras e minicursos

No dia 19/06, última segunda-feira, aconteceu, na UTFPR-PB, a celebração do Dia do Químico, organizada pelo Centro Acadêmico e pelo curso de Bacharelado em Química do campus, com palestras pela manhã e, à tarde, realizaram-se diversos minicursos.

A abertura do evento foi às 8h20, no Anfiteatro da UTFPR-PB, com a presença do diretor-geral do campus, professor Gilson Ditzel Santos, do diretor de Graduação e Educação Profissional, professor Gustavo Lacerda, da coordenadora do curso de Química, professora Cristiane Regina Budziak Parabocz, e da acadêmica Maria Fernanda Souza da Silva, representando o Centro Acadêmico do curso de Química.

Às 9h, iniciou a palestra sobre o Uso da impressão 3D como uma ferramenta versátil na pesquisa cientifica, ministrada pela pesquisadora pós-doutoranda no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ-UNICAMP), Cristiane Kalinke.

Na sequência, às 10h45, o Desenvolvimento de sensores de baixo custo para análises clínicas e ambientais, foi o tema da segunda palestra, ministrada pelo professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bruno Campos Janegitz. As palestras foram gratuitas e ocorreram de forma remora, abertas para todos os alunos e servidores e exibidas somente no Anfiteatro.

À tarde, ocorreram cinco minicursos: Química forenseFabricação de shampoos-base para humanos e linha pet; Preparo de domissanitários; Análise de dados aplicada a problemas químicos em software livre; e Produção de geleias artesanais de manga.

O diretor-geral do campus, professor Gilson Ditzel Santos, destacou a relevância da Química para o bem-estar da sociedade e para o desenvolvimento do país. Apontou ainda que a possibilidade de atuação em vários setores econômicos, como saúde, agro, metalomecânico, alimentos, exige do químico conhecimentos multidisciplinares. Por isso, é importante a interação com os outros cursos e aprender como a química pode auxiliar o desenvolvimento das engenharias, por exemplo.”

A química é uma das matérias transversais que faz parte da maioria dos currículos dos cursos de bacharelado aqui do Campus. E, além do curso de graduação em Química, há o curso de mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.

Na pesquisa e extensão, a UTFPR-PB tem o Laboratório Central de Análises, que é o Laboratório Multiusuário mais importante da UTFPR. Também tem o Lacqua, que presta importantes serviços na área de química.

Os professores de química do campus, juntamente com bolsistas, estagiários fazem um papel importante de manter esses laboratórios vivos, ativos, prestando serviços para os cursos de graduação, pós-graduação e para a comunidade.