Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Educação Social

Educação Social

Câmpus Pato Branco abre espaço para discussões acadêmicas sobre práticas educativas, sociais e a interação entre grupos científicos
publicado: 05/11/2019 16h29 última modificação: 03/11/2022 17h38

Teve início nesta terça-feira (05), na UTFPR – Câmpus Pato Branco, o V Encontro de Educação Social - Pedagogia Social do Paraná.

O objetivo do evento é proporcionar um espaço de discussão acadêmica sobre as práticas educativas sociais e a interação entre grupos científicos e de representação profissional, preocupados com a problemática da Educação Social/Pedagogia Social, além de propor uma agenda de estudos, intervenções e publicações para o desenvolvimento da área.

O público-alvo do Encontro são os docentes e pesquisadores da educação superior, docentes da educação básica, estudantes de graduação e de pós-graduação do Estado do Paraná, bem como educadores sociais e representantes dos movimentos sociais.

O evento transcorrerá até quinta-feira, 07 de novembro, e está sendo organizado pelo Departamento Acadêmico de Ciências Humanas (DAHUM), em parceria com a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD), Departamento de Extensão (DEPEX) e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR),  contemplando a seguinte programação:

05/11 – Terça-feira

14h  IV Seminário de Pesquisa do Grupo de Estudos sobre Universidade – GEU - Mesa Redonda: ‘’Do norte ao sul: construção de uma abordagem para internacionalização’’ - Miniauditório.
18h –
Credenciamento.
19h às 19h30min
–  Apresentação Cultural e abertura oficial do evento - Anfiteatro
19h30min
 Diálogos –‘’A Educação/Pedagogia Social no Brasil e no Mundo’’- Palestrante: Profª. Drª Jacyara Silva de Paiva – UFES.

06/11 – Quarta-feira

08h30min às 12h – Socialização das Pesquisas – Comunicações orais
13h45min às 15h45min – Rodas de diálogos.

1 - Profissionalização do/da Educador/a Social
Animadores: Prof. Dr. Érico Ribas Machado – UEPG
Profª Msª. Patrícia Cruzelino Rodrigues – UEM – Sala: N103.

2 - Educação Social e Pedagogia da Tecnologia Social (vídeo conferência)
Animadora: Profª. Drª. Natália Bueno - UTFPR/PG – Sala de treinamentos.

3 - Social e Arte
Animadores/as: Prof. Dr. Marcelo Colavitto – IFPR/Goioerê
Profa. Ms. Renata Pereira – UEM, Prof. Maurício Maculan – UTFPR – Sala: N104.

4 -   Gênero, diversidade e Educação Social
Animadoras: Profª. Drª. Josiane Carine Wedig – UTFPR/PB Brenda Debona Soldatelli - UTFPR/PB Sala: N106.

16h às 18h – Rodas de diálogos

1 - Educação Social, Pedagogia Social e Educação Popular
Animadoras Profª. Drª. Franciele Clara Peloso – UTFPR/PB
Kauana de Fatima Zbuinovicz – UNICENTRO – Sala: N104.

2 - Educação Social em Saúde
Animadores/as: Profª. Drª. Ercília Angeli Teixeira de Paula – UEM
Suelyn Longhi de Oliveira – UTFPR/PB – Sala: N103.

3 -    Direitos Humanos e Educação Social
Animadores: Prof. Dr. Antônio Marcos Myskiw – UFFS/Realeza
Prof. Dr. Aruanã Antônio dos Passos – UTFPR/PB – Sala:N106.

4 -    Educação Ambiental: um despertar para sustentabilidade
Animadores Profª. Msª.Charlane Larissa Dresch Carletto – Sala de treinamentos.

19h15min – Momento Cultural’’ A telepatia’’ por Grupo Meu Clown
Diálogos: “Sujeitos e Fundamentos da Educação - Pedagogia Social na América LAtina” – Anfiteatro

07/11 – Quinta-feira Anfiteatro

08h15min às 10h30min – Diálogos: “Práticas de Educação Social em Pato Branco/PR”. Participantes: Educadoras/es Sociais da Cidade
Momento Cultura - "Batucação".

10h30min às 12h Momento Cultural por Andrieli dos Santos
Diálogos: “Paulo Freire e suas contribuições sobre o direito a educação” Lançamento do Livro “365 dias com Paulo Freire”.

13h30min às 15h30min Diálogos: “Temas em Educação-Pedagogia Social: Imigração recente no Brasil e a Educação Social”.

15h30min Peça teatral Companhia Pegasus “Louco Adeus”
Encerramento do Evento.