Notícias
Acelere sua jornada rumo ao sucesso
Contando com 14 anos de tradição em pesquisa, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) forma profissionais com foco em desenvolvimento científico e tecnológico sustentável, capacitando-os para atender demandas provenientes de empresas, indústria e tantas outras esferas da sociedade.
Desde 2009, 107 egressos defenderam suas dissertações e adquiriram título de mestre, contribuindo com importantes proposições para o avanço e inovação nas áreas de Geração e Conversão de Energia, Computação, Eletrônica Industrial e Processamento de Informação.
Para além dos estudos nos campos de conhecimento atrelados às atividades do programa e das diversas possibilidades de abordagens de pesquisa oportunizadas pelo diálogo com os docentes pesquisadores, o PPGEE promove, também, a construção de um vasto networking entre específicas esferas da sociedade, agentes da indústria e empresas de relevância nacional e internacional, garantindo o acesso a oportunidades profissionais que asseguram o futuro e carreira de tantos discentes.
Dentre tantos egressos que encontraram relevantes oportunidades profissionais e acadêmicas devido às conexões e estudos realizados ao longo de seu período no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, gostaríamos de relembrar e celebrar quatro casos de sucesso:
1. Edivan Laercio Carvalho defendeu sua dissertação em 2018, aprofundando-se na área de Processamento de Energia por meio de questões relacionadas ao controle de carga e descarga de bancos de baterias. Foi engenheiro de desenvolvimento de conversores fotovoltaicos na WEG e atualmente trabalha como engenheiro de pesquisa e desenvolvimento na área de hardware e controle para conversores de potência com aplicações em inversores multinível na TalTech - Tallinn University of Technology, principal centro de pesquisa e inovação nas áreas de ciência e tecnologia da Estônia.
2. Andréa Macario Barros desenvolveu, em sua dissertação de mestrado, algoritmos para identificação de componentes harmônicas e inter-harmônicas em sistemas de potência. Hoje, realiza doutorado na área de instrumentação nuclear, incluindo o desenvolvimento de algoritmos para reconstrução 3D e localização de medidas radioativas. Paralelamente, atua no comissariado de Energia Atômica e Energias Alternativas junto com a Université Paris-Saclay, França.
3. Rodrigo Antonio Sbardeloto Kraemer finalizou o mestrado em 2020, realizando pesquisa na área de Processamento de Energia, na temática de sistemas de controle e geração distribuída. Trabalhou como Engenheiro Júnior no Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento firmado entre a UTFPR e a ANEEL/COPEL e, atualmente, é pesquisador na Fundação CERTI, desenvolvendo projetos na área de microrredes, estações de recarga de veículos elétricos, integração de veículos elétricos na rede (V2G) e desenvolvimento de inversores fotovoltaicos.
4. Daniel Prado de Campos finalizou seus estudos em 2016, na área de Análise de Sistemas Dinâmicos sob a perspectiva de uma avaliação do comportamento ingestivo utilizando eletromiografia de superfície para promoção de melhorias na nutrição animal. Adquiriu título de doutor pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial, da UTFPR Campus Curitiba e hoje atua como docente efetivo no Magistério Superior na UTFPR Campus Apucarana. Além disso, é professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB) da UTFPR Campus Curitiba.