Notícias
Esporte
Os atletas de Taekwondo e irmãos, Gabriel Ostapiv e Lucas de Krishna Ostapiv, entre os dias 12 e 15 de setembro, participaram do Chile Open de Taekwondo, na cidade de Viña del Mar. Importante campeonato que vale 10 pontos no ranking mundial e olímpico.
Lutando na categoria 74 kg, Gabriel, 24 anos, atual campeão brasileiro universitário, conquistou o terceiro lugar e 3,5 pontos no ranking mundial. O atleta iniciou lutando com o chileno Diego Munhoz, vencendo por 18 a 4. Seguiu lutando com o também chileno, Osvaldo Rodriguez, com placar de 22 a 15 para o brasileiro. Nas quartas de final venceu o atleta japonês, Kodai Kuriyama, por 27 a 14 e na semifinal, após luta muito equilibrada e difícil perdeu para o brasileiro, Bruno Castro, por apenas 1 ponto, com placar de 20 a 21.
“Este é meu primeiro campeonato fora do país e volto com um ótimo resultado. Como estou terminando o curso de Engenharia Mecânica, espero ter mais tempo para me dedicar ao sonho olímpico”, declara o Gabriel que passa a ter direito a bolsa atleta internacional 2020.
(Campeão, Nicolas Ribeiro (atleta da marinha brasileira); vice-campeão, Bruno Castro; terceiro, Gabriel Ostapiv e Reinaldo Cassimiro. Foto acervo Mas TKD.)
Já o atleta Lucas, acadêmico de Engenharia Civil, tricampeão brasileiro e reserva da seleção brasileira adulta de Taekwondo na categoria 80 kg, após o terceiro lugar na Costa Rica em agosto, foi campeão no Chile. Com este resultado o atleta soma 10 pontos no ranking olímpico ficando entre os 100 melhores atletas do mundo na modalidade.
Seguindo o cronograma de lutas os irmãos Ostapiv vão buscar o bicampeonato dos Jogos Abertos do Paraná para Pato Branco, em outubro, na cidade de Toledo (PR). Mas o desafio maior é conseguir participar do US Open em Las Vegas, em janeiro de 2020. “Lá vão estar presentes importantes atletas olímpicos e queremos mostrar o trabalho feito no Taekwondo de Pato Branco, do Paraná e do Brasil”, finaliza Lucas.
(Campeão, Lucas Ostapiv; vice-campeão, Leandro Souza; terceiro, Patrick Cardoso e Mateus da Silva. Foto acervo Mas TKD.)