Notícias
Esportes – JUBS 2019
No último final de semana, de 25 a 28 de abril, os acadêmicos atletas de taekwondo, da UTFPR – Câmpus Pato Branco, Lucas de Krishna Ostapiv (Engenharia Civil), Gabriel Ostapiv (Engenharia Mecânica) e Fagner Cristiano Back Dantas (Engenharia Mecânica), participaram da etapa de lutas dos Jogos Brasileiros Universitários (JUBS-2019), realizado no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (DF).
Os acadêmicos competiram com aproximadamente 90 atletas, divididos em 8 categorias e conseguiram repetir o resultado da edição passada do JUBS, conquistando duas medalhas de ouro e uma de prata. Sagraram-se campeões: Fagner Cristiano Dantas (categoria até 63 kg) e Lucas Ostapiv (categoria até 80kg), e Gabriel Ostapiv, vice-campeão (categoria até 74kg). O resultado classificou a UTFPR, pelo segundo ano seguido como campeã do Taekwondo Masculino Universitário Nacional.
Em 2018 esta mesma equipe havia conquistado no JUBS de Goiás, dois ouros com Gabriel e Lucas e uma prata com Fagner, além do troféu de equipe masculina campeã da modalidade. Logo em seguida, nos jogos Panamericanos Universitários, em São Paulo, dois ouros individuais, um ouro por equipe e novamente o troféu de campeão geral, agora para a equipe brasileira masculina. Com estes resultados, os irmãos Ostapiv, atuais campeões Panamericanos, estão classificados para os Jogos Universitários Sul-americano, no Chile, em outubro.
Falar das conquistas é sinônimo de orgulho para os atletas e novas expectativas vem por aí, com foco nas próximas competições.
“É muito importante para mim este resultado. Eu vinha de um vice-campeonato em 2018 e perdi a vaga no pan-americano universitário, mas agora com o ouro em 2019 tenho a possibilidade de disputar a Universíade, que é considerada os Jogos Olímpicos Universitários. É gratificante, fico feliz também por levar a nossa instituição ao lugar mais alto do pódio colocando-a em destaque no cenário esportivo nacional”, declarou Fagner.
Para Gabriel, que se aproxima do final do curso de Engenharia Mecânica, “O campeonato foi muito bom. Errei na estratégia da luta e acabei perdendo na final, mas isso é assim mesmo. Agora é rever os erros e focar nos próximos passos para chegar bem tanto no Campeonato Sul-americano como no final do semestre letivo”, considerou.
“Foi um campeonato duro, especialmente porque eu vinha recuperando de uma lesão na virilha e não estava na minha melhor forma. Tive duas lutas muito equilibradas e difíceis para chegar na final. Graças a Deus e também a dedicação e ao foco que tivemos durante todo o treinamento de verão, pudemos vencer mais esta etapa e continuamos cultivando o sonho olímpico”, finaliza Lucas.
Agora o bicampeão Lucas e o campeão Fagner aguardam a convocação para a competição mais importante do cenário universitário mundial uma vez que os campeões do JUBS 2019, poderão ser convocados para disputar a XXX Universíade de Verão, considerado o maior evento do esporte universitário mundial, que ocorrerá de 3 a 14 de julho, na região de Nápoli, na Itália.
Os atletas agradecem às famílias, aos técnicos e treinadores, à UTFPR – Câmpus Pato Branco e seus membros e à Atlética (AAAE-PB) pelo apoio e suporte para esta competição e a todos os docentes e discentes que torcem pelo sucesso da equipe.
Na tarde de ontem, dia 29 de abril, os atletas entregaram ao diretor-geral do Câmpus Pato Branco, Professor Idemir Citadin, o troféu do JUBS, que classificou a UTFPR campeã do Taekwondo Masculino Universitário Nacional 2019.
Da esquerda para a direita: Gabriel Ostapiv (Engenharia Mecânica), Fagner Cristiano Back Dantas (Engenharia Mecânica) e Lucas de Krishna Ostapiv (Engenharia Civil).