Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Extensão

Extensão

Acadêmicos do Curso de Engenharia Elétrica palestram no Colégio Estadual de Pato Branco (PREMEN) sobre “Os perigos da eletricidade e o uso da energia elétrica com segurança”
publicado: 19/11/2018 16h53 última modificação: 03/11/2022 17h38

Na tarde do dia 09 de novembro de 2018 (sexta-feira), foram ministradas palestras sobre “Os perigos da eletricidade e o uso da energia elétrica com segurança”, nas turmas do 7° ano do Colégio PREMEN, por acadêmicos do Curso de Engenharia Elétrica, da UTFPR - Câmpus Pato Branco. As palestras fazem parte de um Projeto de Extensão coordenado pelos professores da subárea de Circuitos Elétricos do Departamento Acadêmico de Elétrica da UTFPR: Ana Cristina Alves Silveira Lima e Jorge Luiz Roel Ortiz.

A inciativa teve como objetivo apresentar as principais causas de acidentes domésticos com energia elétrica e conscientizar que os acidentes com eletricidade podem ser evitados se forem adotadas atitudes corretas e medidas básicas de segurança.

Na oportunidade os alunos da escola puderam interagir com os universitários contando suas histórias e aventuras no uso da eletricidade, algumas, sem dúvida, muito arriscadas. Esse encontro permitiu que eles fossem informados sobre os perigos e orientados sobre a forma correta de agir, e também receberam dicas do que fazer ou do que não fazer. Alguns aproveitaram para tirar dúvidas sobre o que era certo ou errado em determinada situação.

Em uma das palestras foi relatado pela professora da escola, que quando criança, foi vítima de um choque elétrico, que deixou uma cicatriz em sua mão direita.

Para os acadêmicos envolvidos, a experiência de compartilhar conhecimentos, também gerou resultados positivos: Mateus Toledo Melo de Azevedo declarou que, “foi muito bom participar do projeto, fiquei contente com o resultado e a reação dos alunos conosco.” Para Joatan Pedro Zanella “foi um dia de grande satisfação, pois vimos o resultado na prática. A oportunidade de interação que tivemos com eles certamente fez valer a pena o esforço de montar a apresentação”. Para a acadêmica Camila Thainara dos Passos “foi incrível participar desta experiência”, declararam os acadêmicos.

Este projeto também tem por objetivo aproximar a UTFPR das escolas e comunidades, pois estes momentos de convívio são de grande importância e aprendizado para todos. Esperamos que estes meninos e meninas se tornem multiplicadores das informações e conhecimentos que adquiram com as palestras, pelo repasse a seus familiares e amigos, dos cuidados necessários para utilização correta na energia elétrica”, considerou a coordenadora do projeto, professora Ana Cristina.

Segundo ela, a receptividade dos professores da Instituição de Ensino, acreditando no projeto e oportunizando as apresentações é muito importante, gratificante e os motiva a prosseguir com as atividades. Para o ano de 2019 estão previstas apresentações em mais três escolas públicas para alunos do 7° ano.