Notícias
Extensão
No final do mês de maio (dia 30) e de junho (dia 27), foi realizado pelo Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT), da UTFPR - Campus Pato Branco, mais uma edição do Projeto de Extensão: Ampliando as Discussões sobre o Ensino da Matemática na Educação Infantil: Estudos e Vivências Compartilhadas.
O projeto foi desenvolvido juntamente com a Prefeitura Municipal de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e tem como objetivos construir um espaço de formação continuada, integrando professores, universitários e professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino fundamental, por meio da reflexão sobre a prática de ‘’ensinar matemática’’ no ambiente escolar para os níveis específicos desta etapa de ensino.
Alguns pontos foram explorados mais a fundo afim de aprimorar o desenvolvimento na aprendizagem dos alunos e professores como: promover a reflexão (por parte dos professores da Educação Infantil e/ou anos iniciais do Ensino Fundamental) sobre a matemática envolvida nos processos de ensino na escola; fomentar a ação de “ressignificar” o ensino da matemática na Educação Infantil por meio do estudo e reflexão de vivências compartilhadas; proporcionar aos professores da Educação Infantil (que atendem crianças de 4 e 5 anos – pré-escola) e/ou anos iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2 anos), um processo de formação que contemple a atualização de conteúdos matemáticos vinculada à estratégias metodológicas atuais de ensino da matemática, especialmente: Resolução de Problemas Matemáticos, Jogos e brincadeiras, Materiais Manipuláveis; promover a aproximação de alunos da licenciatura em Matemática com os conteúdos de ensino destas faixas etárias, sensibilizando-os aos processos de formação continuada; e diagnosticar as carências formativas apresentadas pelos professores e providenciar o encaminhamento de soluções possíveis para saná-las.
Em depoimento, a professora da Escola Municipal Lions Clube, Ariane Aparecida Marcomim, contou um pouco sobre a participação dela no projeto: “Já participei do curso ano passado e foi muito bom para resgatar bastante atividades que deixamos passar com o tempo. Esse ano já estou trabalhando com o que aprendi ano passado, e agora voltei para aprender mais. O encontro de hoje foi muito bom, pretendo fazer para as minhas crianças a mesma atividade para trabalhar semana que vem”.
A professora da Escola Municipal Rocha Pombo, Cristina Ferreira da Silva, também relatou a experiência vivida: “Ano passado foi muito legal, porém ainda faltava tempo para desenvolver as atividades. Esse ano já começamos com prática e acho que no percorrer do ano será melhor ainda. Teve bastante ideia nova, bem diferente, achei melhor que podemos construir com vocês as atividades, pois caso eu tenha alguma dúvida já posso pedir para vocês”.
Na avaliação da coordenadora do projeto, professora Janecler Aparecida Amorin Colombo, “esta segunda edição do Projeto de formação continuada já mostrou resultados positivos na participação ativa dos professores, na construção, exploração e ampliação das tarefas propostas”. Ela destaca “outro ponto bastante positivo é a participação de estudantes do curso de Licenciatura, Anna Luiza Zucco e Luiz Felipe Zitkoski, que têm a oportunidade de vivenciar experiências formativas diferentes no processo de aprendizagem da docência em que se encontram”, considerou Janecler.
A próxima etapa está prevista para ocorrer em 15 de agosto de 2019.