Notícias
Extensão
Com a finalidade de articular a conexão entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho, especificamente no setor industrial, em torno dos desafios ligados ao desenvolvimento regional, na noite do dia 05 de setembro, em evento realizado no anfiteatro da UTFPR, Câmpus Pato Branco, foi lançado o Desafio Atlas.
O evento contou com a presença do acionista da Atlas Eletrodomésticos, Claudio Petrycoski, do diretor de Operações, Marcio Veiga e do coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento, Henrique Cesar de Gaspar. A equipe diretiva da UTFPR, Câmpus Pato Branco, que integrou a mesa de autoridades, contou com a diretora-geral em Exercício, Nilvânia Aparecida de Mello, diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Neimar Follmann, coordenadora da Incubadora de Inovações, Liliane Canopf, e a professora do departamento acadêmico de Mecânica, Maria Nalu Verona Gomes.
Na oportunidade, os diretores da Atlas realizaram a apresentação do vídeo institucional da Atlas e relataram os projetos e desafios existentes na empresa, além de incentivar a participação da comunidade acadêmica no Desafio.
O Desafio consiste em um projeto de extensão que será realizado em parceria entre as instituições, com o apoio da diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) e a Incubadora de Inovações (IUT), em um cronograma estabelecidos entre as instituições nas datas de 06/09/2019 a 31/07/2020, com os objetivos de incentivar a articulação entre a instituição de ensino superior e a indústria, oportunizando parceria na formação de futuros profissionais; favorecer o aprendizado de estudantes em práticas diferenciadas relacionadas ao setor industrial; contribuir na formação técnica dos colaboradores da empresa através do contato mais próximo com a academia; contribuir com o desenvolvimento intelectual dos acadêmicos participantes, futuros profissionais do mercado de trabalho; oferecer aos participantes a oportunidade de aliarem o conhecimento teórico aprendido em sala de aula à realidade vivenciada na prática, através da resolução de desafios propostos pela organização.
Conforme disposto no edital, após a inscrição e homologação das inscrições as equipes visitarão a Atlas Eletrodomésticos, e durante a visita haverá caracterização geral de temas, subtemas, objetivos e requisitos para os proponentes. Entre os dias 05 de outubro a 05 de novembro de 2019 as equipes deverão entregar a propostas de solução para um dos três temas proposto, até às 17h do dia 05/11/2019, na Incubadora de Inovações da UTFPR em envelope lacrado, que será recebida e avaliadas por um comitê formado por gestores da empresa Atlas Eletrodomésticos e professores da UTFPR, Pato Branco.
Para a responsável pela organização, professora Maria Nalu Verona Gomes, “é uma excelente oportunidade para que os acadêmicos aprimorem o conhecimento através da atividade prática em um ambiente industrial, desenvolvam competências como a de planejamento e análise, além de promover o contato com os profissionais que atuam no mercado”, declarou.
A participação no Desafio Atlas, é facultado aos alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação latu sensu ou stricto sensu, na UTFPR, Câmpus Pato Branco.
Para a realização do desafio cada equipe poderá ser composta por até 3 integrantes; e, deverá apresentar um líder para ser o responsável pela elaboração da proposta, envio da documentação, execução do projeto, envio de relatório e prestação de contas.
As equipes poderão ser multifuncionais (ter integrantes de diferentes cursos e diferentes níveis de formação); e cada equipe deve apresentar um professor da Instituição como Orientador.
Os acadêmicos integrantes das equipes com projetos aprovados no Desafio poderão transformar suas ideias em Projeto de conclusão de curso (TCC); Estágio Obrigatório Supervisionado (não remunerado) ou em Projeto de Pesquisa (Nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado).
As inscrições estão abertas e transcorrem, até às 23h59min horas do dia 18 de setembro de 2019. Outras informações podem ser acessadas no Edital de Chamada Pública – DIREC-PB nº 06/2019.