Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Extensão

Extensão

Projeto de Extensão Amigos das Abelhas Sem Ferrão (ASF) realiza visita na Escola Carlos Almeida – APAE-PB, levando o fascinante mundo das ASF para dentro da escola
publicado: 28/11/2023 14h25 última modificação: 28/11/2023 14h25

No dia 17 de novembro de 2023, a equipe do Projeto de Extensão Amigos das Abelhas Sem Ferrão (ASF) da UTFPR-PB realizou uma visita aos alunos da Escola Carlos Almeida – APAE, de Pato Branco. O objetivo da atividade foi levar o fascinante mundo das ASF para dentro da escola para divulgar a importância das abelhas para o meio ambiente, mostrar as diferentes espécies existentes e despertar o interesse pela criação das ASF nas escolas e residências.

O professor coordenador do projeto, Fabio de Freitas Lima, do Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica (DAMEC), acompanhou a equipe composta pela professora aposentada Ana Cristina Alves Silveira Lima, o técnico-administrativo Vitor Baldin (DAMEC) e os alunos extensionistas Felipe Pereira Leão e Luccas Pacheco Borges da Silva.

Durante a atividade, denominada Abelhas sem ferrão na escola: crianças e abelhas em sintonia, a professora Ana Cristina realizou uma palestra informativa sobre os diferentes tipos de abelhas e sua importância para a natureza. Os alunos também tiveram a oportunidade de interagir com os extensionistas, de modo a conhecer diferentes colônias de abelhas sem ferrão, como Mandaçaia, Jataí, Mirim Droriana, Mirim Nigriceps, Mirim Guaçu e Mirim Emerina, cuidadosamente colocadas em caixas didáticas (colmeias).

O encerramento do encontro se deu através de uma oficina prática de confecção de ninhos-isca, ministrada pelo técnico-administrativo do DAMEC, Vitor Baldin, proporcionando aos interessados a oportunidade de aprender como montar e instalar um ninho-isca para a captura de abelhas sem ferrão.

A meta do projeto é que cada escola de Pato Branco possua, no mínimo, uma colmeia de abelhas sem ferrão. A expectativa com a realização da visita era que as crianças se interessassem pelo cuidado e a preservação das abelhas sem ferrão, contribuindo para a conscientização ambiental. E pode-se dizer que a expectiva foi correspondida. Desde a fase inicial do projeto, que ocorreu no primeiro semestre de 2023, vários encontros e oficinas foram realizados para a troca de conhecimento entre participantes.

As atividades do projeto seguem um ciclo contínuo, permitindo a entrada de novos participantes a qualquer momento. Dentre as atividades, estão a confecção de ninhos-isca, sua instalação e mapeamento, a transferência de enxames capturados, a escolha de locais apropriados para colmeias e os cuidados com a preservação das abelhas.

A equipe já apresentou o projeto para alunos do segundo ano do ensino fundamental do Colégio Alfa, que vieram visitar a UTFPR-PB no mês de setembro. A visita à Escola Carlos Almeida - APAE-PB foi a segunda oportunidade. A escola receberá a doação de uma colmeia de Jataí. A UTFPR-PB expressa sua gratidão à APAE, em especial aos professores Inês, Macsuel e Cleudes.

A próxima parada está marcada para o Remanso da Pedreira no dia 01/12, às 14h. O projeto tem planos de expandir suas atividades para mais escolas de Pato Branco no próximo ano, promovendo palestras, oficinas e doações de colmeias.