Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Extensão Universitária

Extensão Universitária

Evento reúne alunos ingressantes no semestre 01/2023 dos cursos integrais e noturnos para tratar sobre trajetória pela Extensão Universitária
publicado: 28/06/2023 15h26 última modificação: 28/06/2023 15h27
Exibir carrossel de imagens Evento sobre Extensão Universitária

Evento sobre Extensão Universitária

Nos dias 24/05 e 01/06/2023, ocorreu o evento Ei, você! Já começou sua trajetória pela Extensão Universitária?, no Anfiteatro da UTFPR-PB. As atividades foram realizadas em duas datas para que alunos de cursos integrais e noturnos pudessem participar. No dia 24/05, aconteceu às 13h30min e, no dia 01/06, das 19h às 20h.

O evento, coordenado pelo professor Danilo Rinaldi Bisconsini, Assessor de Extensão, e pela servidora Heloisa Balbinotti Molinete, Chefe do Departamento de Extensão, foi realizado com o objetivo de orientar os alunos quanto às diretrizes da Extensão Universitária, modalidades de Atividades Acadêmicas de Extensão (AAE) e a obrigatoriedade do cumprimento destas atividades em uma carga horária curricular mínima de 10% da carga horária integral dos cursos.

Para isso, foram tratados os seguintes tópicos: o que é Extensão Universitária; planejando sua trajetória pela Extensão Universitária; e potencializando sua formação: integrando ensino-pesquisa-extensão.

Com apoio da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias e da Diretoria de Graduação e Educação Profissional, o evento foi aberto a docentes e discentes, mas teve como foco e principal participação os alunos ingressantes no semestre 01/2023.

Durante o evento, foram apresentados os projetos de extensão vigentes na UTFPR, o contato dos coordenadores de cada projeto e a lista dos Professores Responsáveis pelas Atividades de Extensão (PRAExt) da UTFPR-PB, para que os alunos possam tirar dúvidas em relação à creditação das AAE em seus cursos.

Também se ressaltou aos alunos a importância da Extensão Universitária para sua formação, especialmente no contexto dos novos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), em que os novos currículos focam na formação de profissionais com visão holística e humanista, que atuem de maneira crítica, reflexiva, criativa e ética, conscientes de sua responsabilidade com o desenvolvimento da sociedade e o meio ambiente.

Destacou-se ainda a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão no desenvolvimento destas atividades, seu potencial para uma formação mais abrangente e qualificada, assim como a realização de ações de impacto e transformação da sociedade.