Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > II Oficina Docente

II Oficina Docente

Edição teve como tema Diálogos sobre Práticas Avaliativas: convite à leitura da obra Avaliação da Aprendizagem de Luckesi
publicado: 30/05/2023 16h29 última modificação: 30/05/2023 16h32
Exibir carrossel de imagens Registros fotográficos da II Oficina Docente

Registros fotográficos da II Oficina Docente

Entre os dias 7 e 10 de fevereiro de 2023, o Campus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ofertou a II Oficina Docente. Com o objetivo de promover o diálogo e a reflexão sobre práticas avaliativas na educação, a oficina convidou todos os docentes a se envolverem na leitura da obra Avaliação da Aprendizagem, do renomado autor Cipriano Carlos Luckesi.

Essa edição, que contou com a participação entusiasmada dos educadores, explorou o tema Diálogos sobre Práticas Avaliativas: convite à leitura da obra Avaliação da Aprendizagem de Luckesi. A proposta foi proporcionar um espaço de troca de ideias e experiências, buscando aprimorar as práticas de avaliação utilizadas pelos professores.

Essa iniciativa teve sua primeira edição no ano de 2010, com o tema Convite à Leitura da Obra 'Pedagogia da Autonomia' de Paulo Freire. Na ocasião, os participantes compartilharam suas reflexões e experiências, resultando na publicação de um livreto com as reflexões dos professores.

Desde então, foram realizadas diversas oficinas mais curtas e focadas em temas específicos, direcionadas para públicos menores. No entanto, a II Oficina Docente marca a segunda vez em que todos os professores do campus são convidados a participar de um evento de leitura de obra, e em ambas as ocasiões os resultados foram extremamente positivos.

A metodologia da oficina consistiu em duas etapas principais. Na primeira etapa, os professores foram organizados em equipes interdisciplinares, cada uma responsável por ler e analisar uma parte específica da obra. Essa abordagem permitiu uma reflexão aprofundada sobre as práticas de avaliação adotadas por cada docente. Já na segunda etapa, foram realizadas mesas-redondas, nas quais as equipes compartilharam suas leituras e reflexões com os demais participantes, promovendo um debate coletivo enriquecedor.

A avaliação da aprendizagem é uma temática que desafia os educadores diariamente, e a II Oficina Docente visou promover um impacto duradouro nas práticas avaliativas e no desenvolvimento contínuo de ações relacionadas a esse tema.

Os depoimentos dos docentes participantes demonstram a relevância e o impacto positivo da oficina:

• Sobre a contribuição da oficina para a prática individual do professor, um dos participantes afirmou: "Conhecer a realidade dos participantes do grupo, bem como compartilhar ideias sobre o dia-a-dia das avaliações, possibilitou refletir sobre questões que pareciam consolidadas, como a diferença entre examinar, verificar e avaliar."
  • Sobre a contribuição da oficina para a prática coletiva, outro docente destacou: "A possibilidade de conversar e discutir sobre avaliação com colegas diferentes foi enriquecedora. Cada professor pôde ouvir posturas e práticas distintas de avaliação, aprendendo novas formas de compreender e aplicar a avaliação."
  • Ao serem questionados sobre possíveis melhorias na oficina, os participantes sugeriram a continuidade da realização de pelo menos uma oficina por semestre, em diferentes horários, com o intuito de compartilhar experiências e oferecer auxílio aos colegas que enfrentam dificuldades metodológicas em sala de aula, entre outras questões.

Além disso, os próprios professores apresentaram sugestões de temas e obras para futuras oficinas, mostrando o interesse em continuar a aprofundar seus conhecimentos e práticas pedagógicas.

Com o sucesso da II Oficina Docente, a UTFPR-PB reafirma seu compromisso com a formação continuada de seus docentes, promovendo espaços de aprendizagem e compartilhamento de experiências que contribuem para a melhoria constante da qualidade da educação.

Para mais informações sobre os próximos eventos e atividades da UTFPR-PB, acesse o site oficial do campus ou entre em contato com a coordenação responsável pela área docente (DEPED- deped-pb@utfpr.edu.br).