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Inclusão na Universidade

UTFPR-PB realiza palestra e oficina com convidadas especializadas em autismo
publicado: 13/12/2022 10h33 última modificação: 13/12/2022 10h33

No dia 30 de novembro, aconteceu no Anfiteatro da UTFPR a mesa redonda Inclusão na Universidade – capacitação para o processo educacional de autistas, com as convidadas Natália Reis e Sheila Barbosa, que são organizadoras do Congresso Internacional de Autismos do Brasil.

O evento foi realizado pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE) e pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) do Campus Pato Branco da UTFPR, em parceria com a Assessoria para Assuntos Estudantis (ASSAE) da reitoria da UTFPR, setores da instituição responsáveis por realizar os atendimentos aos estudantes, estimulando e viabilizando a inclusão.

Além disso, no dia 01 de dezembro, com o intuito de capacitar as equipes dos NUAPEs e NAIs, que trabalham com inclusão na UTFPR, também foi realizada uma oficina com participação adicional de Viviane de Oliveira Freitas Lione, professora da UFRJ, que falou da experiência com inclusão de autistas em sua universidade.

O movimento em prol da inclusão de estudantes com deficiência está relacionado a movimentos sociais mais amplos, que são voltados para a garantia dos direitos humanos, que buscam o respeito às diferenças e o acesso de todos a bens e serviços existentes na sociedade, sem discriminação.

Ele envolve um repensar das políticas e das práticas adotadas nas instituições de ensino, no que diz respeito a todos os tipos de pessoas que se encontravam, por muito tempo, excluídas dessas instituições, desde a educação infantil até o ensino superior.

Com a ampliação do acesso de estudantes com deficiência às universidades, estimulados também pela Lei de Cotas, que garante um percentual de vagas em cada curso das instituições federais de ensino superior, por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificado), vários são os desafios a serem enfrentados.

O objetivo é possibilitar não apenas o acesso e o ingresso dos estudantes com deficiência às instituições de ensino, mas também a sua permanência nesses ambientes com sucesso na aprendizagem, participando ativamente, sendo parte integrante do grupo em que estão inseridos.