Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Stricto Sensu

Stricto Sensu

Inscrições abertas para o Mestrado em Tecnologia de Processos e Bioquímicos (PPGTP), até 22/11
publicado: 19/11/2021 15h46 última modificação: 03/11/2022 17h40

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos e Bioquímicos (PPGTP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, torna público o EDITAL Nº 16/2021-PPGTP para o processo de seleção para Mestrado, no 1º semestre de 2022.

As inscrições são gratuitas e estão abertas de 22 de outubro a 22 de novembro de 2021, exclusivamente através da ficha de inscrição no endereço eletrônico disponível no Edital.

Estão sendo ofertadas 18 (dezoito) vagas distribuídas conforme as linhas de pesquisa: 06 (seis) vagas para Tecnologia do Processamento de Alimentos, 05 (cinco) vagas para Processos Biotecnológicos e 07 (sete) vagas para Desenvolvimento e Processamento de Materiais.

A linha Desenvolvimento e Processamento de Materiais prioriza estudos sobre a obtenção, caracterização, aplicações e estudos das relações estrutura/propriedades em materiais poliméricos, cimentícios, compósitos, cerâmicas eletrônicas, nanomateriais, catalisadores e compostos de intercalação e inclusão.

A linha Processos Biotecnológicos prioriza estudos em microbiologia aplicada e processos biotecnológicos; bioprodução e caracterização de moléculas de interesse; estudos de identificação e avaliação da atividade biológica de compostos presentes em produtos naturais; aproveitamento de subprodutos agroindustriais e bioprocessos ambientais.

A linha Tecnologia do Processamento de Alimentos prioriza estudos sobre a composição química de matérias primas e alimentos. Identificação e quantificação de agroquímicos, pesticidas e antibióticos em alimentos; desenvolvimento de novos produtos; caraterização sensorial e estudos com consumidores; identificação e avaliação de compostos bioativos em alimentos e suas aplicações.

Sobre o Programa:

O Mestrado Acadêmico em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos tem por missão contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a formação de profissionais qualificados e com visão crítica da ciência, da tecnologia e do desenvolvimento econômico e social.

Vinculado à Área de Avaliação da CAPES Engenharias II e Área de Concentração Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, compreende atividades de pesquisa voltadas ao estudo e desenvolvimento de processos químicos e bioquímicos e pesquisas com potencial aplicação tecnológica.

Destina-se à capacitação de docentes e formação de pesquisadores aptos a atuarem nos campos da Tecnologia Química de Materiais, Biotecnológica e de Alimentos, direcionado principalmente, para profissionais de Química, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Agronomia, Tecnologias, Farmácia e áreas afins.

O PPGTP vem, desde 2011, formando profissionais capacitados na sua área de atuação, sendo até o momento desenvolvidos 126 trabalhos de pesquisa (dissertações) de grande impacto regional. Hoje o Programa conta com 45 alunos regulares e 16 docentes doutores.

Destaca-se também parcerias internacionais com países como Portugal, França, Eslovênia Noruega, Espanha, Itália, Irlanda, Estados Unidos, Canadá e Rússia.