Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Institucional

Institucional

Ampliação Significativa: doação da Prefeitura de Pato Branco à UTFPR agora inclui barracão para o Centro de Inovação
publicado: 26/12/2023 15h55 última modificação: 26/12/2023 15h55
Exibir carrossel de imagens Plenário da Câmara Municipal de Pato Branco em sessão

Plenário da Câmara Municipal de Pato Branco em sessão

A Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco aprovou, em Sessões Extraordinárias realizadas nos dias 20 e 21/12, o Projeto de Lei nº 225, de 2023, proposto pelo poder executivo municipal. Este projeto de lei ordinária visa modificar dispositivos da Lei nº 6.049, de 18 de novembro de 2022, que autorizou a doação de terreno à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, destinado à construção do Centro de Inovação.

O objetivo central desse projeto é ampliar a doação, acrescentando um barracão de 1000m² ao terreno originalmente cedido. Este espaço abrigará o eixo tecnológico-científico do Centro de Inovação do Campus Pato Branco, consistindo em laboratórios dedicados a Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além de áreas destinadas ao desenvolvimento de protótipos de produtos, aprimoramento e testes de técnicas que possam servir de base para novas empresas. A inclusão do barracão destaca o interesse público nessa doação, evidenciando a contribuição para a transferência de tecnologia da universidade para a sociedade e o setor empresarial.

O Centro de Inovação representará um espaço de integração, focado na realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e inovação. Além disso, proporcionará a prestação de serviços tecnológicos, oferecendo infraestrutura equipada com tecnologias de ponta para promover uma maior colaboração entre a universidade, as empresas locais, outras organizações e a sociedade.