Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Internacionalização

Internacionalização

Visita do reitor da Universidade Tecnológica de Ingolstadt (THI): parceria gera oportunidades aos estudantes da UTFPR e propicia o desenvolvimento de projetos de pesquisa internacionais
publicado: 07/11/2023 16h47 última modificação: 08/11/2023 10h34

No dia 17 de outubro de 2023, por meio do professor Roberto Zanetti Freire, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS-PB) e do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT-CT), a reitoria da UTFPR recebeu uma comitiva alemã da Technische Hochschule Ingolstadt (THI). A THI é uma universidade situada em Ingolstadt na Bavária, próxima a Munique, e é considerada uma universidade de referência no desenvolvimento de tecnologia nas áreas automotiva e aeroespacial.

A comitiva alemã, composta pelos professores Walter Schober, reitor da THI, Harald Göllinger, Daniel Großmann e pelo professor Alessandro Zimmer, que foi o responsável pelo encontro do lado alemão, além da Sra. Anne-Sophie Kopytynskifoi. A comitiva foi recepcionada pela vice-reitora da UTFPR, professora Tangriani Simioni Assmann e pelo diretor de relações interinstitucionais, professor Paulo Cézar Stadzisz, bem como demais professores da UTFPR.

O objetivo da reunião foi a discussão de dois tópicos. O primeiro foi a abertura do programa doutoral da universidade alemã, que começou a partir de outubro de 2023, trazendo oportunidades de orientação conjunta e cotutela de estudantes a nível de doutorado. A cooperação já existente entre UTFPR e THI acontece a nível de graduação e mestrado, podendo ser conduzida agora a nível de doutorado. Ao todo, 15 estudantes da UTFPR já realizaram mobilidade na instituição alemã, sendo 10 de Engenharia Mecânica, três de Engenharia de Computação, um de Engenharia Elétrica e um de Engenharia de Software.

O segundo tópico foi a criação de uma spin-off pela THI, com o objetivo de estabelecer laços com universidades da América Latina, oferecendo oportunidades de estágio internacional e trabalho, no caso dos egressos, em empresas alemãs. Um primeiro passo foi a divulgação de vagas de estágio internacional na Airbus Defense and Space, onde a UTFPR, por meio do Departamento de Relações Interinstitucionais do campus Curitiba (DERINT-CT), indicou 12 estudantes de diferentes cursos de graduação para participar do processo seletivo da renomada empresa do setor aeroespacial.

O professor Roberto Zanetti Freire, do PPGEPS-PB da UTFPR, que possui linha de pesquisa na área de inteligência artificial aplicada, em especial, em processos industriais associados à engenharia automotiva, foi convidado pela universidade alemã para ministrar aulas e discutir oportunidades de cooperação em pesquisa, na Alemanha, em novembro deste ano. Segundo o professor Roberto, a cooperação internacional em pesquisa entre as duas instituições fortalece os dois lados, criando oportunidades para nossos estudantes nos níveis de graduação e pós-graduação. Além disso, iniciou-se a discussão sobre a criação de um programa de talentos para os estudantes da UTFPR, de modo a formar profissionais capacitados a preencher vagas importantes em empresas de abrangência mundial.