Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Internacionalização

Internacionalização

Aluno de Engenharia Civil da UTFPR-PB recebe Certificado de Melhor Aluno em Mestrado Internacional
publicado: 07/12/2023 14h40 última modificação: 08/12/2023 09h31

O aluno Nathan Mazutti, do curso de Engenharia Civil da UTFPR-PB, recebeu Certificado de Melhor Aluno no Curso de Mestrado em Engenharia da Construção, realizado no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Nathan iniciou sua jornada de Dupla Diplomação após participar do edital no final de 2021, começando seus estudos no IPB em fevereiro de 2022. A entrega do certificado foi realizada durante a 1ª Cerimônia de Diplomação do IPB, ocorrida no dia 11 de novembro de 2023.

Segundo Nathan, esse reconhecimento “não só valida o esforço investido, mas também traz uma sensação profundamente gratificante ao ver a felicidade dos meus familiares. O apoio incondicional deles foi meu alicerce, e poder compartilhar essa conquista com eles é um dos aspectos mais recompensadores.” O discente afirma também que essa conquista representa uma jornada de determinação, persistência e superação: “É o resultado tangível de incontáveis horas de dedicação, momentos de coragem diante dos desafios acadêmicos e de vivencia em outro país.”

Ao refletir sobre a contribuição da UTFPR-PB para sua conquista, Nathan destaca que a oportunidade de estudar no exterior foi possibilitada pelos esforços do corpo docente da universidade em manter parcerias com instituições estrangeiras. Além disso, a formação acadêmica sólida e as experiências valiosas adquiridas durante a graduação foram fundamentais para que ele pudesse aplicar o aprendizado de forma prática e eficaz no contexto internacional.

Com metas ambiciosas para o futuro, Nathan busca continuamente novas experiências, desafios e oportunidades para crescer profissionalmente e pessoalmente. Seu objetivo é aplicar o conhecimento adquirido a fim de contribuir com o desenvolvimento das diferentes áreas da engenharia, enquanto explora novos lugares e aprende com diversas culturas.

Parabéns, Nathan, por sua conquista!

Dupla Diplomação

A Dupla Diplomação é fruto de acordos da UTFPR com instituições estrangeiras que possibilitam o afastamento temporário do estudante para estudos no exterior, seguindo um Plano de Estudos previamente acordado entre as coordenações de curso, para então receber dois diplomas, de ambas as instituições.

Ela é ofertada a alunos de diversos cursos de todos os campi da UTFPR. Em geral, para participar os alunos precisam estar nos períodos finais do curso e obter coeficiente mínimo de rendimento, com regras específicas para cada curso. A seleção ocorre por meio de editais elaborados por cada curso participante, e os selecionados em seguida providenciam suas candidaturas, obtêm o visto de estudos junto ao consulado do país e embarcam para o período de estudos no exterior.

Maiores informações podem ser obtidas na página do Setor Internacional (DIRINTER): http://www.utfpr.edu.br/internacional/cooperacao/acordos-de-dupla-diplomacao/modelo